Como dessalgar carne
Por Rita Lobo - 08 de julho de 2015
Você sabe que sou a favor da cozinha prática. Prática, no entanto, nem sempre significa rápida. Algumas receitas pedem tempo para o pré-preparo, como as carnes que precisam dessalgar. Carne seca, carne de sol, charque e bacalhau estão neste grupo. Mas, calma, não é para desistir. Hoje vamos rever a técnica de dessalga. Na verdade, dois tipos de dessalga: tradicional e a jato.
Depois disso, você já sabe, marque com um amigo para compartilhar este aprendizado culinário. Pode ser nas redes sociais... O importante é levar todo mundo para a cozinha!
Primeira técnica: dessalga tradicional
Para começar, corte a carne seca em cubos de cerca de 7 cm — este tamanho é ideal para dessalgar a carne sem tirar completamente o sal, e também para desfiar de um jeito tradicional. Cubos muito pequenos, quando cozidos e desfiados, ficam com aquele aspecto de carne fiapenta, pequena demais. Por isso o tamanho indicado é o ideal para receitas. Se for dessalgar bacalhau, basta colocar as postas (ou o bacalhau já desfiado) de molho.
No método tradicional, o primeiro passo é transferir os cubos ou postas para uma tigela e lavar bem em água corrente. Para o molho, conte 5 xícaras (chá) de água fria para cada 500 g de carne ou peixe. Depois, deixe 24 horas na geladeira antes de cozinhar.
Segunda técnica: dessalga a jato
Este outro método pula a primeira dessalga de 24 horas. É a dessalga a jato: coloque 500 g de carne ou peixe na panela e cubra com água fria. Junte 2 colheres (sopa) de sal para cada 500 g de carne ou peixe. Leve ao fogo alto e fique de olho! Quando começar a formar bolhas na água e subir uma espuma branca, desligue. Mexa bem, retire os cubos ou postas e despreze a água. Mas tem de fazer desse jeitinho: ferveu, tirou.
Pronto. Depois da dessalga, aí sim, você pode preparar a receita que quiser com carne ou bacalhau. Só não se esqueça de chamar os amigos para compartilhar a mesa e o conhecimento, hein?
Foto: Editora Panelinha