Como deixar a sua cozinha cheia de afeto

Como deixar a sua cozinha cheia de afeto
Compartilhe

Por Rita Lobo - 21 de setembro de 2016


Avental, pratos na parede, fruteira, banqueta... Lembra casa de mãe? Assim é a cozinha da Beta, que visitei no quinto episódio do Cozinha Prática. Os itens poderiam deixar o ambiente apenas aconchegante, mas a Beta dá um ar despojado à decoração misturando tudo de um jeito charmoso e informal. Uma dica de ouro para esse tipo de ambiente: construa o espaço aos poucos, sem pressa, com objetos que façam sentido. Não é daquelas decorações que você faz de uma vez só.



Na hora de traduzir a cozinha da Beta em um painel de inspiração, a gente reuniu algumas ideias que funcionam super bem. Quer ver? A jarra vira porta-utensílios. A fruteira vira porta-tudo. Na casa da Beta é assim mesmo: tudo que é pote de tempero e quetal fica acomodado em lindas fruteiras coloridas.

A mesa formada por tábua e cavalete é ideia despojada e prática. Reparou que tem duas camadas de madeira? Pois é, no painel elas estão acomodadas uma bem em cima da outra, mas são inspiradas numa ideia super prática que a gente viu na casa da Beta. Sem espaço de bancada, ela criou uma superficie extra colocando caveletes baixinhos sobre a bancada e acomodando, sobre eles, uma outra prancha. É como se fosse uma prateleira sobre a bancada.



Na parede, pendure ganchos para acomodar o avental, a luva, os panos de prato e de mão. Aproveite para alegrar o espaço: escolha tecidos coloridos e estampados e escolha ganchos divertidos. O de bicho, da foto, é do tipo faça-você-mesmo: a gente comprou um elefante de brinquedo, de plástico. Cortou e encaixou num parafuso.

E para criar a parede com pratos, quadros e afins, vale a dica do começo do post. Vá com calma. Achou uma coisa bonita, compre e pendure. Não tenha pressa. Com o tempo você vai preenchendo o espaço com histórias (e afeto).


Fotos: Gilberto Oliveira Jr.