Como dar ares de fazenda a sua cozinha
Por Rita Lobo - 31 de agosto de 2016
No episódio desta semana do Cozinha Prática, visitei a casa da Helô Bacellar. A cozinha dela parece de fazenda e tem alma de museu: ela guarda ali muitas coleções de objetos e utensílios.
Uma cozinha de fazenda é marcada pela presença de móveis rústicos, quase sempre grandalhões – fazenda tem bastante espaço, né? É o oposto da cozinha planejada: cozinha de com clima de fazenda tem um dose de improviso (pendura uma coisa ali, empilha outra coisa ali) e tudo tem cara de usado, de que carrega história, com cores que um dia foram vibrantes.
Para transformar a cozinha da Helô em um painel de inspiração, foi inevitável pensar em truques de organização para quem tem muita coisa. Por isso, o armário ganhou ganchos do lado de dentro da porta. Aquela superfície ganha uso para pendurar panos e talheres (e a porta continua fechando!)
Outra dica legal para quem tem bastante coisa, especialmente vários itens com a mesma função, é deixá-los todos bem juntinhos. E dar uma nova função a eles. Aqui, em cima do armário, as formas de bolo ficam em grupo, mas uma vai parar na parede como enfeite e a outra vira porta-talheres.
Por fim, quem tem bastante coisa pode sofrer com falta de espaço em prateleiras. Mas olha que dica legal: uma bandeja bonita, ou mesmo um prato especial, pode ficar de pé no fundo do armário. Além de caber mais coisa, ainda enfeita.
Fotos: Editora Panelinha / Gilberto Oliveira Jr.