Como cozinhar no vapor
Por Rita Lobo - 24 de julho de 2015
Me conta: você tem o hábito de cozinhar alimentos no vapor? Pois saiba que este é um poderoso método para deixar a cozinha mais leve e saudável. E é esta a técnica que vamos rever hoje aqui no blog. Depois disso, um pedido: ensine o que você aprendeu para a sua família, amigos, vizinhos e quem mais você quiser. Vamos espalhar conhecimento!
Vaporzinho bom
Vapor é excelente para ingredientes frágeis, como peixes, folhas e legumes. Por ser um método extremamente delicado, não altera muito os alimentos e mantém um sabor bem autêntico. E mais: além de preservar o sabor, conserva também os nutrientes e a cor, especialmente dos legumes. Ah, no caso dos legumes, o ideal é cortar pedaços grandes — isso diminui a área de contato com o vapor, preservando ainda mais as propriedades dos alimentos.
Onde cozinhar?
São vários os utensílios disponíveis no mercado para cozinhar a vapor. Tem panela com cesto de cozimento de inox, cesto oriental, cesto para micro-ondas, cesto de bambu… Para cozinhar um salmão na panela com cesto, por exemplo, é preciso colocar um pouco de água na panela (cerca de ⅓ do volume), e levar ao fogo alto. Quando a água começar a ferver, diminua o fogo, encaixe o cesto com os alimentos, tampe a panela e deixe cozinhar por 7 minutos.
Veja aqui o passo a passo do salmão cozido a vapor servido com pimentão chamuscado
Além da água
A gente costuma pensar em água para fazer o vapor. Mas o líquido usado pode ser caldo, vinho, sucos com ervas aromáticas… Só não adianta salgar o líquido, pois o sal não evapora.
Foto: Editora Panelinha