Chuchu beleza

Chuchu beleza
Compartilhe

Por Rita Lobo - 14 de abril de 2010


Há muitos anos, uma senhora comentou comigo que incrementava o preparo de qualquer geleia com chuchu. Incrementa? “É, minha filha, incremento o rendimento!”

De fato, o que poderia ser um problema do chuchu, a neutralidade, digamos assim, é na verdade um ativo. Ele absorve sem nenhum constrangimento o sabor do outro ingrediente, o que pode ser visto apenas como falta de personalidade. Mas ele também dá volume à receita, o que demonstra a generosidade. Em doces e salgados.

Talvez o clássico uso com camarão venha daí: o chuchu, mais barato, absorve o sabor do caro camarão e “incrementa” a receita. Meio quilo do crustáceo, que daria para duas pessoas, acaba rendendo de quatro a seis porções!

Em casa, gosto de fazer suflê de chuchu. De certa maneira, o prato não se beneficia dessa grande qualidade do legume. Suflê de chuchu tem gosto de chuchu. Não é um sabor surpreendente nem marcante nem elaborado. Mas, na minha opinião, ele tem o seu lugar à mesa. Não dá para comer novidade todos os dias. Muito menos para fazer. Não há cozinheira que dê conta!

Outra preparação em que incluo chuchu, mas dessa não tenho as medidas, é um purê de maçã, chuchu e curry. E, neste caso, o chuchu só entra mesmo para “incrementar”. Dar volume. Em outro post eu explico. A seguir, as receitas do suflê e do ensopado de camarão, ambas boas para usar o chuchu.

Suflê de chuchu
Serve 4 a 6

Ingredientes

500 g de chuchu
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ½ xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de salsinha picada
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de noz-moscada ralada
3 ovos
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1. Leve uma panela com água ao fogo alto. Enquanto a água aquece, descasque os chuchus e corte-os em cubos de cerca de 2 cm. Quando água ferver, acrescente sal e cozinhe os cubos de chuchus até que fiquem macios. Aqui, você precisa decidir se vai querer usar o chuchu em cubinhos, para um suflê mais pedaçudo, ou se quer amassar com um garfo. Os dois jeitos ficam bons.

2. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

3. Numa panela média, derreta a manteiga em fogo baixo, sem deixar escurecer. Acrescente a farinha e mexa sem parar com uma colher de pau por 2 minutos (esta mistura chama-se roux e é usada para engrossar molho branco, sopas, cremes e outros líquidos).

4. Retire a panela do fogo, sem desligá-lo, acrescente ½ xícara do leite e mexa rapidamente para não criar grumos. Se quiser, use um batedor de arame. Volte a panela ao fogo e acrescente o restante do leite em duas adições, mexendo vigorosamente. (Se o creme empelotar, bata com um mixer ou no liquidificador.) Deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar.

5. Separe as claras das gemas. Enquanto o creme cozinha, com um batedor de arame, bata as gemas.

6. Na panela com o creme, junte as gemas batidas, o queijo parmesão, o chuchu (em cubos ou amassado) e a noz-moscada. Misture bem por 1 ou 2 minutos. Retire do fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e misture a salsinha picada.

7. Na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto neve: comece batendo na velocidade baixa, por 1 minuto, e bata por mais 2 minutos na velocidade alta.

8. Misture 1/3 das claras no creme reservado e mexa rapidamente. O restante das claras, incorpore delicadamente, mas sem demora. Transfira o conteúdo para um recipiente refratário, de preferência próprio para suflê. Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que o suflê tenha crescido e dourado. Sirva imediatamente.

Versão: chuchu gratinado

Com o mesmo molho branco feito para o suflê, você faz o chuchu gratinado. Neste caso, descasque o chuchu, corte ao meio, limpe as cavidades e corte cada metade em fatias. Cozinhe as fatias em água salgada, escorra e transfira para um refratário. Tempere o molho branco com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada e regue sobre os chuchus. Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno para assar até dourar.

Ensopado de camarão com chuchu
Serve 4 a 6

500 g de camarões pequenos descascados e limpos
suco de 1 limão
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 cebola
1 dente de alho
3 tomates grandes
2 chuchus
4 colheres (sopa) de azeite
coentro ou salsinha a gosto

Modo de Preparo

1. Lave os camarões sob água corrente, escorra bem e coloque numa tigela. Tempere com o suco de limão, sal e pimenta-do-reino a gosto.

2. Descasque e pique fino a cebola e o dente de alho. Retire a pele dos tomates, as sementes e corte em cubinhos. Descasque também os chuchus e corte em cubos.

3. Numa panela, aqueça em fogo médio a metade do azeite. Refogue a cebola por 5 minutos. Junte os tomates, os chuchus e tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa bem, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Deixe uma panelinha com água fervente ao lado da panela e, à medida que o refogado for secando, regue com um pouquinho da água fervente para o chuchu não queimar.

4. Passados os 10 minutos, em outra panela, aqueça o restante do azeite e refogue o alho. Junte o camarão temperado e refogue por mais 2 minutos.

5. Escorra o camarão para a panela com o chuchu e misture bem. Se quiser, junte salsinha ou coentro picado à panela, misture mais uma vez e verifique o tempero. Acerte o sal e a pimenta e sirva a seguir, com arroz branco.