Casca grossa

Casca grossa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 12 de julho de 2011


De uns tempos pra cá, comecei a notar um probleminha. Fiquei um pouco em dúvida se era só comigo. A questão é que quebrar ovos está cada vez mais difícil: a casca se esfarela, em vez de rachar numa linha reta, batida contra a quina da bancada. Toc toc, e lá vai um caquinho para dentro da tigela com as claras. Para o ovo, e somente para ele, ser casca grossa era uma virtude.

Quando eu era criança, fazia pão-de-ló sozinha e me orgulhava de conseguir separar as gemas das claras usando a casca dividida em metades perfeitas, com apenas uma batidinha. Será que até as galinhas estão ficando com osteoporose? E olha que eu faço tudo certinho: compro ovos caipiras, conservo na geladeira e, não fosse a casca fina, até quebraria com uma mão só!

Não tenho queixa contra o amarelo da gema ou gosto de ração impregnado nos ovos – uma amiga me convenceu de que os de uma determinada marca de orgânicos têm gosto de peixe em função da ração que as pobres galinhas comem. Acho que eu sou influenciável, passei a sentir cheiro de mar nos ovos e preferi mudar de marca. Assunto encerrado. O meu problema não é o ovo, mas a casca. Enfim, dramas singelos de uma cozinheira que bota reparo em tudo que se passa na cozinha.

Piu piu

Fiquei querendo saber se eu estava procurando pêlo em ovo ou se outros cozinheiros tinham notado a mudança. Pelo Twitter, a @ellenkanashiro opina que “também tenho percebido, até nos ovos caipiras” e @ceciliabiondi diz que as cascas estão “mega finas”. Já a @receitasdodia acha que só a casca do ovo branco está mais fina, “a do ovo vermelho é bem grossinha”, @Vaitersobremesa também diz que “principalmente a casca do ovo branco”. A @RenataCozinha21 comenta que “a gente mal bate e elas já estão quebrando”, a @renatazinata reclama que fica “catando os pedacinhos”, como eu.

Muita gente foi além da casca. A @digamaria observa: “pela cor da gema a gente já vê diferença entre os caipiras da feira e os orgânicos do supermercado” A @NegaSu, @PatFeldman e @penacozinha começaram um tuíte-papo: “Muitos animais vivem confinados e à base de ração de soja, que, mesmo orgânica, não é boa...”, “mas aí estamos numa enrascada, pq caipira só significa ave criada sem confinamento, a ração é a base de milho transgênico e hormônios, antibióticos igual à de granja”. A @PatFeldman conclui: “Comprar o mais direto possível do produtor. Feira de orgânicos da Água Branca é uma boa!”.

Pela página do Panelinha no FB, a Ana Fellows protesta: “As galinhas cariocas botam ovos de ouro, custam cerca de R$ 4 a dúzia... Mas o que mais me incomoda é a dúzia de 10 ovos do Supermercado ZonaSul, pelos mesmos R$ 4”. O Bruno César Oliveira confessa que achava que não sabia mais quebrar um ovo: “Toda vez cai um pedaço da casca, que sempre se esfarela”. A Claudia Mathias comenta que “está difícil um ovo cozido ficar inteirinho”.

Técnica

Nesse caso, Claudia, eu sei a solução para você, mesmo cozinhando com ovo de casca fina. Com uma agulha, faça um furinho no topo do ovo; isso faz com que o ar tenha por onde escapar, sem precisar rachar a casca. O segundo truque tem a ver com a temperatura: se você tirar o ovo da geladeira e colocar na água fervente, a casca vai rachar, então, são duas possibilidades: se tiver tempo, deixe o ovo fora da geladeira por pelo menos meia hora; caso contrário, coloque ele na água fria e leve para ferver.

Para as outras preparações, por enquanto, acho que vamos ter que ficar catando os pedacinhos de casca. Ou teríamos que ser consumidores mais casca grossa e exigir alimentos melhores.