Casamento de sabores

Casamento de sabores
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de abril de 2012


É só terminar o Cozinha Prática que o meu telefone toca: “Oi, filha! Estava ótimo!”. Mas na última quinta, minha mãe me ligou antes mesmo de o programa começar. “Vai ser frango assado? Mas alguém não sabe fazer frango assado? Até eu sei...”, ela se gabou.

A freguesia aqui do blog conhece histórias dos meus filhos, dos meus pais. Vivo falando da minha família. Então, não é novidade que minha mãe não é muito chegada nas panelas. Não sei se ela não sabe ou não gosta de cozinhar. O que eu poderia dizer em relação ao frango assado? Pois é, mãe, tem gente que não sabe; ou ainda, se sabe, por que não faz? Optei pela primeira frase.

Pois bem, o programa terminou e o telefone tocou novamente: “Nossa, filha, esse frango é bem diferente!”. Ufa, salva pelo soro mágico, o meu truque para deixar o frango assado macio, suculento e com a pele crocante.

Veja aqui a receita passo a passo do frango assado com polenta mole e pesto brasileiro, que mostrei no programa Cozinha Prática

A fórmula básica é como se fosse um soro, daqueles que se faz para criança não desidratar, mas numa proporção poderosa – e inversa, coloco mais sal e menos açúcar. É só misturar 1 xícara (chá) de sal com ¼ xícara (chá) de açúcar, espalhar bem, por fora e por dentro, e depois cobrir o bicho com água. Também dá para juntar uma cebola fatiada para dar sabor.

Deixo o frango por 40 minutos, fora da geladeira, e depois enxáguo bem para tirar o excesso de tempero. Antes de levar ao forno, seco a ave com um pano de prato limpo. Quanto mais seco ele estiver, mais crocante fica a pele.

Ah! Um detalhe importante: ele fica fora da geladeira porque deve estar em temperatura ambiente quando entrar no forno. Sabe por quê? Se ele estiver gelado, resfria o forno quente e a carne não vai ser selada. O resultado é um frango ressecado.

No programa, brinco que vou fazer um frango sabor frango. E fica mesmo uma delícia um frango assado sem distrações de outros ingredientes. Mas, como frango assado deveria ser uma comida cotidiana, a gente também pode variar. Veja a seguir algumas combinações de sabores que dão roupa nova ao frango de sempre.

Bons casamentos de sabores:

Laranja e alecrim
Orégano e alho
Gengibre e coentro
Curry e salsinha
Mel e vinho tinto
Geleia de damasco e cebola
Abacaxi e pimentão

Essas são só algumas ideias. Experimente também criar os seus temperos – aliás, um ótimo exercício para deixar o paladar cada vez mais apurado.