Calda de chocolate com cachaça
		Por Rita Lobo - 18 de abril de 2012
A semana passou num sopro – como a última receita do Cozinha Prática, uma levíssima musse que vira suflê de chocolate , que cresce graças ao ar das claras em neve! (Ah, sim, não estou me referindo a semana de segunda a domingo, mas da última quinta, quando passa o programa inédito, até hoje!)
 Aliás, quem perdeu a receita da semana passada ainda tem duas chances para assistir. Uma é na reprise das 18h45 (toda quinta tem repeteco essa hora!).
 Muita gente escreveu perguntando onde comprar um joguinho de ramequins, essas tigelinhas caneladas, que usei para fazer o suflê. Deixei para responder aqui: o jeito mais fácil que eu conheço de encontrar as coisas perto de casa (ou para comprar pela internet) é dando um Google! Procure por ramequim e também por tigela canelada e escolha entre centenas de opções. Elas são multiuso na cozinha. Essenciais para fazer um suflê perfeito, mas ótimas para fazer tortinhas individuais, servir saladas e até sopinhas. 
 Hoje é dia de programa inédito e ainda nem falei aqui da calda de chocolate que comentei lá, na semana passada. O segredo é colocar uma colherinha de cachaça. Não é para crianças! Mas transforma uma sobremesa infantil, como sorvete de creme com calda de chocolate, numa sobremesa mais elaborada. E melhor ainda se o sorvete for especial, como de pera, por exemplo, que a gente encontra nessas sorveterias italianas. Adoro!
 A receita da calda está a seguir. Mas, antes, como o programa está saindo do forno, e nem eu decorei todos os horários, aproveito para informar aqui:
 Programa inédito: quinta, às 21h15
 Horários alternativos:
 sexta – 08h45 / 13h15
 sábado – 12h
 quinta – 18h45 
 Calda de chocolate com cachaça
 Serve: 4 pessoas
 Tempo de preparo: 15 minutos
 Esta calda vai muito bem com bolos e sorvetes. Melhor ainda se for com bolo e sorvete!
 Ingredientes
 ½ xícara (chá) de chocolate em pó
 ½ xícara (chá) de leite
 ½ xícara (chá) de açúcar
 50 g de manteiga
 ½ colher (sopa) de cachaça
 Modo de Preparo
 Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, misturando de vez em quando. Desligue e, se der, aguarde 15 minutos antes de servir. Fica melhor com esse tempinho de descanso. Se quiser, aqueça novamente. 
 Cozinha Prática / GNT / Globosat
 Foto: Charles Naseh