Bolos e mais bolos

Bolos e mais bolos
Compartilhe

Por Rita Lobo - 29 de agosto de 2011


A Gabriela me mandou o seguinte e-mail: “Comprei seu livro e estou me deliciando com as receitas. Meu marido agradece. Depois de muitos pratos salgados, fiquei com vontade de tentar alguma receita doce. Mas, quando cheguei nessa parte, quantas dúvidas! Estou tentada a fazer o bolo fofíssimo de chocolate, mas não gosto de usar óleo para nada. Existe alguma coisa que o possa substituir? Outra coisinha: moro em um 'apertamento' onde praticamente a cozinha não existe, por isso, não tenho batedeira. Dá para fazer musses e bolos à mão ou eles não ficam tão legais?”.

Gabriela, acho que temos um problema. Basicamente, um bolo simples é feito com farinha, açúcar, fermento, ovos, leite e alguma gordura. Em linhas gerais, ela pode ser óleo ou manteiga. Geralmente, essa última precisa ser batida com o açúcar, até que fique bem fofa. Na batedeira, isso já leva um tempinho. À mão, acho desanimador. E mais: se eu indicar um bolo amanteigado para você fazer à mão, vamos perder uma cozinheira! Você vai concluir, e com razão, que cozinhar não vale a pena. É preciso peneirar os ingredientes secos, deixar os molhados à temperatura ambiente, untar a fôrma e ainda bater tudo no muque? Até eu desistiria.

A solução seria fazer bolos à base de óleo, como o clássico de cenoura ou o de llarranja, que costumam ser batidos no liquidificador. Já o de chocolate, que chamou sua atenção, nem de liquidificador precisa. Pode ser misturado à mão, sem esforço. Simples assim. Mas você não gosta de óleo.

As musses também levam claras em neve. Dá para bater à mão? Sim, mas você vai precisar de um batedor de arame e alguma prática. Então, sugiro que você faça o seguinte: experimente o bolo fofíssimo de chocolate, que não leva manteiga nem claras em neve, portanto, dá para misturar tudo à mão, com uma colher; se você não gostar, compre uma batedeira. Assim – como sugere o assunto do seu e-mail -, vai conseguir fazer bolos e mais bolos. E garanto: vale a pena.