Bolo quente
Por Rita Lobo - 01 de novembro de 2011
Tem coisa mais gostosa que comer bolo saindo forno? Para mim, falar da Lola quando ela está quentinha, chegando às bancas, tem o mesmo sabor. Uma delícia! E, não por acaso, o tema do mês é justamente... Bolo!
Nós, mulheres, estamos ultra atarefadas, pressão por todo lado, filhos, casa, trabalho, marido – nem sempre nessa ordem! E, mesmo assim, acho graça quando vejo que a receita mais acessada aqui do site é, justamente, a do bolo de limão, e não hambúrguer, por exemplo. Acho graça, e fico feliz. Nem tudo está perdido.
Ainda não nos distanciamos completamente de uma vida mais natural. Casa com bolo ainda é um lar. Cozinhar é, sim, um jeito de nos ligarmos à vida de uma forma mais afetuosa.
Por isso, decidi propor à leitora de Lola que fizesse um bolo. Mesmo que ache que não tem mão para cozinha. Ensinei tudo que sei, todos truques, mas fiquei em dúvida de qual receita publicar.
Nesses casos, nada como o Facebook para nos auxiliar. Afinal, são mais de 6 mil fãs que adoram falar de comida! Lá fui eu perguntar: que bolo você gostaria de aprender a fazer?
Cerca de 22% do entrevistados (brincadeira, dos fãs!) responderam que queriam aprender uma boa receita de bolo de fubá. Mais ou menos a mesma quantidade de gente queria saber fazer bolo de laranja. Em terceiro lugar, com 18%, veio bolo de limão e com 10%, apareceu o bolo simples.
Apenas 8% queria saber fazer de chocolate. Teve gente pedindo bolo de nozes, de banana, de cenoura, de rolo, pão-de-ló, de ameixa, de iogurte, de abóbora e até de refrigerante. Ah, não! De refrigerante, não, vai?
Aliás, tem gente que deve achar que eu sou mágica. Uma pessoa disse que queria a receita de um bolo verde que comeu numa viagem. Oi? Fica difícil de saber que bolo era se nem ela sabe o que comeu, né?
Enfim, voltando às estatísticas, notei que, somando as frutas cítricas, limão e laranja, esse seria o bolo que as pessoas mais gostariam de aprender a fazer. Fui para cozinha apenas para confirmar o óbvio: bolo de limão com laranja fica ainda mais delicioso! Na Lola, decidi publicar o mesmo bolo delícia de limão, só que com vários cítricos: tangerina, limão siciliano, laranja. Perfumadíssimo! A foto que ilustra o post é do nosso fotógrafo Charles Naseh – que apesar de clicar os pratos do Panelinha há mais de uma década, estreia em Lola este mês!
Aqui para o blog, deixei para publicar o tão pedido bolo de fubá. A receita não é nova, aliás, é tão antiga que nem está aqui no site. Das boas!
Bolo perfumado de fubá
Tempo de preparo: 15 minutos + 1 hora no forno
Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de fubá
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 ½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de semente de erva-doce
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos
1 pitada de sal
1 pitada de noz-moscada
1 colher (café) de cravo em pó
Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 180 oC (temperatura ambiente). Unte uma fôrma, com furo no meio, com manteiga e polvilhe com farinha e canela.
2. Separe todos os ingredientes pedidos na receita. Separe as claras das gemas.
3. Coloque o leite, o açúcar, a erva-doce, a canela, a noz-moscada e o cravo numa panela pequena e leve ao fogo médio. Quando ferver, retire do fogo.
4. Coloque o fubá numa tigela e junte o leite quente, mexendo sempre com uma colher.
5. Quando esfriar, misture as gemas, o azeite, a baunilha, a farinha, o sal e o fermento.
6. Bata as claras em ponto neve e acrescente delicadamente à massa.
7. Leve ao forno para assar por 1 hora ou até dourar. Para verificar se o bolo está assado, espete um palito; se sair limpo, está no ponto.
8. Retire do forno e passe uma faca de ponta redonda nas laterais. Deixe esfriar por 10 minutos, antes de virar no prato.