Bolo de cacau e uma xícara de café

Bolo de cacau e uma xícara de café
Compartilhe

Por Rita Lobo - 13 de agosto de 2009


Café tem que ser bem feito, seja lá qual for o método escolhido. Expresso, extração francesa, na cafeteira italiana, no filtro de papel, na meia... Mas e o grão? A qualidade do café interfere nos benefícios que a bebida traz?

Segundo a minha experiência, sim. Desde que bons cafés passaram a brotar na cidade, diminuí a quantidade de cafés ruins na minha dieta. Se o restaurante não oferece uma boa opção, prefiro não aceitar o cafezinho. Mas a minha certeza sobre a má influência do café ruim no organismo vem das quadras de tênis. Isto é, do clube onde (não) jogo.

Lá, o café é na faixa. Café, água e amendoim são cortesia da casa. A água é água, o amendoim vem quentinho, mas o café simplesmente não dá para tomar. Ácido de doer a língua. Mas isso é o de menos.

Às vezes, depois de fazer uma caminhada, caio na besteira de tomar um cafezinho. É tiro e queda. Meia xícara e o meu estômago começa a reclamar. Eu não te disse, eu não te disse? Se o barato sai caro, imagine o de graça? Então estou convencida. Não basta ser bem feito, o café também precisa ser de boa qualidade.

Assim como café, chocolate virou outro problema na minha vida. Eu era chocólatra. Até virar gente grande e começar a comer bons produtos. Simplesmente não tenho mais vontade de comer qualquer chocolate. E raramente como um que não seja meio amargo. Com isso, aqueles bolos de chocolate muito doces, com coberturas mais doces ainda, sem querer, também foram excluídos da minha vida. Mas eu amo bolo de chocolate. Amo.

A receita a seguir é solução para dois problemas. Trata-se de um bolo simples. Aliás, a base é a mesma do clássico bolo de limão aqui do Panelinha (não por acaso a receita mais acessada do site, é mesmo divino). Além de tirar o limão, substituí parte da farinha por chocolate em pó. O resultado ficou excelente. Mas para pessoas que, como eu, adoram um doce que não seja doce, o truque é usar cacau em pó, que não contém açúcar. O bolo fica fofinho, mas com corpo, nada de desmanchar na boca, isso não é função de bolo, por favor. E, por não levar recheio nem cobertura, é ideal para servir com uma xícara de café. De um bom café. Se a combinação faz bem para o corpo, não faço a menor ideia. Mas a alegria é tanta que mal não pode fazer.

Bolo simples de cacau

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de cacau em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
200 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
manteiga e farinha para untar

Modo de preparo

1. Retire a manteiga da geladeira algumas horas antes para que esteja em temperatura ambiente na hora de fazer o bolo. É essencial que ela esteja molinha.

2. Unte com manteiga uma fôrma redonda com furo no centro e polvilhe com farinha.

3. Passe a farinha, o cacau, o fermento e o sal pela peneira. Reserve.

4. Bata a manteiga na batedeira até ficar bem fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar.

5. Adicione os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Não se preocupe com o aspecto talhado da massa neste ponto.

6. Diminua para a velocidade mínima e junte os ingredientes secos (farinha, cacau, fermento e sal misturados), em três adições alternadas com duas adições de leite – comece e termine com a farinha. A cada adição, bata somente o necessário para que os ingredientes se incorporem à massa.

7. Pare de bater e transfira para a fôrma untada e polvilhada. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa.

8. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 45 minutos, ou até que o palito saia limpo quando espetado no bolo.

9. Retire do forno e deixe na fôrma por mais 5 ou 10 minutos. O bolo muito quente tende a quebrar. Vire no prato de bolo e sirva com café.