Bobó de frango levíssimo
Por Rita Lobo - 26 de abril de 2009
Outra dia fui almoçar no Centro de Cultura Judaica e, só então, fiquei sabendo que o bufê é comandado pela minha xará, Rita Corsi, que é irmã de uma amiga de longa data, a nutricionista Cecília Corsi, que, aliás, há tempos não vejo. A Ciça tem receitas light incríveis. Lembrei de um bobó de frango que ela me ensinou, que já esteve aqui no Panelinha. Um sucesso para refeições leves, porém, cheias de sabor. Ótima pedida para começar a semana.
Ciça, apareça! Rita, qualquer hora eu volto aí para comer o falafel, de-li-ci-o-so!
Bobó de frango levíssimo da Ciça Corsi
Ingredientes
500 g de filé de frango
1 colher (sopa) de suco de limão
sal e pimenta do reino a gosto
500 ml de caldo de frango
150 g de mandioca descascada
60 g / ½ cebola média em rodelas
1 folha de louro
2 tomates sem pele e sem semente picados
100 g / ½ pimentão verde picado
60 g / ½ cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de salsinha picada
½ colher (sopa) de coentro picado
½ pimenta dedo-de-moça picada
1 colher (sopa) de azeite
50 ml / ¼ xícara (chá) de leite de coco light
½ colher (sopa) de azeite de dendê
Modo de preparo
1. Corte os filés de frango em tiras 1 cm de largura, transfira para uma tigela e tempere com o suco de limão, o sal e a pimenta do reino. Leve a geladeira.
2. Descasque a mandioca, retire os fios e corte em pedaços; corte meia cebola em rodelas.
3. Numa panela média, coloque o caldo de frango, a cebola em rodelas, a folha de louro e a mandioca e leve ao fogo alto. Deixe cozinhar por 30 minutos, com a panela tampada, até que a mandioca fique macia.
4. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes pedidos na receita. Isto é, para tirar a pele do tomate, corte um X na base de cada um, coloque numa panela com água fervendo, até a pele começar a enrugar; retire e mergulhe numa tigela com gelo para dar um choque térmico e cessar o cozimento; a partir do X, retire a pele, como se fossem quatro folhas. Corte os tomates na metade, horizontalmente, e retire as sementes (não enxague o tomate, a água pode tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor). Apóie as metades numa tabua, aperte com a palma da mão, e corte as metades planas em cubinhos. (Lendo, o método pode parecer trabalhoso, mas é bem simples de ser feito.)
5. Descasque e pique a metade da cebola; pique o alho, a salsinha, o coentro; corte a tampa (com o cabo) do pimentão, retire as sementes, divida ao meio, apóie sobre a tábua e corte em cubinhos de 0,5 cm. Por último, pique a metade de uma pimenta dedo-de-moça, com muito cuidado para não se queimar com as sementes (retire-as e jogue fora). Depois de cortar a pimenta, lave a faca, a tabua e as mãos! Ufa, reserve todos os ingredientes.
6. Retire a panela do fogo e transfira o caldo para o liquidificador. Segure bem a tampa com um pano de prato dobrado (o vapor pode abrir o liquidificador) e bata até obter um creme liso. Reserve.
7. Leve uma panela grande ao fogo baixo e espere aquecer. Acrescente o azeite, a cebola picada e refogue por 2 minutos. Junte o alho e refogue por mais 1 minuto.
8. Aumente o fogo e coloque as tiras de frango para dourar por 2 ou 3 minutos. Vire apenas uma vez para que as tiras cozinhem por igual.
9. Diminua o fogo, acrescente o tomate picado, o pimentão e refogue por 2 minutos, mexendo de vez em quando.
10. Acrescente à panela o caldo do liquidificador, o leite de coco, a pimenta dedo-de-moça picada, a salsinha e o coentro. Quando começar a borbulhar, retire do fogo e misture o azeite de dendê. Sirva a seguir com arroz branco.