Biscoitos romanos

Biscoitos romanos
Compartilhe

Por Rita Lobo - 09 de setembro de 2010


Eu queria escrever com um pouco mais de tempo. Como hoje não dá, vou apenas contar a receita e, outra hora, falo sobre a origem, a simbologia e tudo mais. Para mim, é um biscoito novo. Nunca tinha comido. Mas a receita é muito antiga, uma especialidade romana para o ano novo judaico, que está acontecendo hoje!

A questão é que vou ter que refazer os biscoitos (o que aliás não será nenhum problema). Vamos considerar este um pré-post, pois fiz a versão original, com medidas em gramas, e não calculei em xícaras e colheres, como é o padrão aqui do Panelinha. Mas a minha ansiedade quer publicar a receita assim mesmo. Esses biscoitos são muito especiais.

Biscoitos para o ano novo judaico

Ingredientes

500 g de farinha de trigo
125 g de açúcar
250 g de manteiga em temperatura ambiente
5 colheres (sopa) de vinho branco
50 g de pinolis (eu usei macadâmia)
50 g de amêndoas picadas
50 g uvas-passas brancas
50 g casca de laranja cristalizada
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo

1. Aviso que o preparo foi ligeiramente adaptado. No liquidificador, coloquei as macadâmias, as amêndoas, as passas e a casca de laranja cristalizada. Bati apenas para picar.

2. Preaqueça o forno a 160º C (temperatura baixa). Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga.

3. Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e a manteiga. Junte o conteúdo do liquidificador, o vinho e trabalhe a massa com as mãos, até formar uma bolota.

4. Para fazer os biscoitos, pressionando bola de massa entre as palmas das mãos, formando discos de cerca de 6 cm de diâmetro. Rende cerca de 20 biscoitos. Espalhe pelas assadeiras e leve para assar por 30 minutos.

5. Retire do forno e, quando esfriar, polvilhe com o açúcar de confeiteiro, passando por uma peneira. Sirva a seguir, ou guarde um uma embalagem com fecho hermético.