Biblioteca na cozinha

Biblioteca na cozinha
Compartilhe

Por Rita Lobo - 25 de novembro de 2014


Cozinhar nunca foi um hobby para mim. Passei de uma pessoa que sabia bater um bolo, fazer um risoto, para uma jovem estudante de gastronomia. Estudei, me formei e imediatamente comecei a trabalhar com produção de conteúdo culinário. Primeiro veio uma coluna de jornal, depois o site – e livros sempre estiveram ao meu redor.

Apesar da minha formação, posso dizer que boa parte do que aprendi foi justamente com os livros. Logo depois de terminar a escola, em Nova York, virei compradora e leitora compulsiva de títulos de gastronomia - anos depois, virei escritora compulsiva. Brincadeiras à parte, quando não estou trabalhando num livro, sabe que me dá um certo vazio? Em parte, esse é um dos motivos pelos quais resolvi me dedicar à edição de livros de outros autores e montei um selo, também Panelinha, em parceria com a Companhia das Letras.

Muito antes disso, porém, eu já falava de livros no Cozinha Prática. Quem acompanha a série no canal GNT sabe que eu sempre seleciono livros ligados ao tema do episódio. Na última temporada foram 14 indicações no total (e abaixo você vê todas elas). No entanto, alguns merecem mais destaque que outros. E aproveito para destacar cada um deles agora.

Favoritos da temporada

1. Pão Nosso, do meu querido amigo Luiz Américo Camargo (Panelinha), foi escolhido para abrir a 3ª temporada do Cozinha Prática. O livro ensina passo a passo como fazer e cultivar em casa o levain, ou fermento natural. E, desde o lançamento, a publicação é um fenômeno! Só no Facebook, o livro tem mais de 10 mil fãs. Na página Pão Nosso, o autor tira dúvidas, mostras suas criações e faz a gente sentir cheiro de pão saindo do forno só de ver as fotos! Compre aqui.

2. Outro livro que merece bastante destaque é o Dicionário de Sabores, de Niki Segnit (Editora Casa da Palavra). Não é um livro de receitas, mas é uma ótima fonte de inspiração para quem já sabe uma coisa ou outra. A autora listou ingredientes em ordem alfabética (um dicionário) e explica quais alimentos formam um bom casamento de sabores. E isso ajuda muito a criar pratos mais saborosos no dia a dia. Compre aqui.

3. Outro livro que é pura inspiração é o Quando Katie Cozinha, de Katie Quinn Davies (Panelinha). É, de longe, o livro mais lindo que já vi. A autora, fotógrafa especializada em culinária e cozinheira de mão cheia, divide conosco as suas preparações favoritas, seja para um jantar entre amigos, um café da manhã dominical ou um aniversário de criança. As receitas são ótimas e, acima de tudo, dá vontade de deixar a comida de casa mais bonita.


4. Pequenos Arranjos do Cotidiano, da florista Helena Lunardelli (Senac), é praticamente um livro de receitas. Mas não de pratos salgados ou doces, entradas ou beliscos, drinques, nada disso. Os quitutes aqui não são culinários. Você aprende o modo de preparo detalhado de arranjos florais. São 40 no total, com técnicas simples de montagem e composições elaboradas de flores. Em outras palavras: ela elaborou arranjos que a gente vai conseguir fazer em casa, com flores que a gente nunca iria pensar em combinar. E todos têm a marca registrada da Helena: conhecimento profundo das flores, bom gosto apuradíssimo e criatividade ilimitada. Compre aqui.

Lançamentos da Editora Panelinha

Eles não estão na lista dos livros indicados na 3ª temporada do Cozinha Prática porque são lançamento para o fim do ano. Mas não posso deixar de indicar os livros A comida baiana de Jorge Amado, de Paloma Jorge Amado (Panelinha), e Jerusalém, sabores e receitas, de Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi (Panelinha).

O livro da Paloma é uma delícia: tem citações de Jorge Amado, com tudo o que seus gulosos personagens falaram sobre comida; tem os textos divertidos da Paloma sobre cada um dos pratos; e tem as receitas, que nesta nova edição foram padronizadas e fotografadas pelo Panelinha.
Compre aqui A comida baiana de Jorge Amado, de Paloma Jorge Amado (Panelinha).

Jerusalém é um best-seller mundial, com mais de 600 mil cópias vendidas. Os autores, um palestino e o outro, judeu, traçam um mapa dos sabores de Jerusalém, cidade em que cresceram, até se mudarem para Londres, onde se conheceram. Hoje são sócios em restaurantes. No Brasil, o GNT veicula uma das séries de televisão de “A culinária mediterrânea de Yotam Ottolenghi”.
Compre aqui Jerusalém, sabores e receitas, de Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi (Panelinha).

Veja também:
Cozinha de estar, receitas prática para receber, de Rita Lobo (Panelinha).

Os 14 livros indicados no Cozinha Prática

Pão Nosso, de Luiz Américo Camargo (Panelinha).

100 Deliciosas Maneiras de Comer pipoca, de Carol Beckerman (Marco Zero).

O livro das conservas, de Lynda Brown (PubliFolha).

Dicas para Cozinhar Bem, de Harold McGee (Zahar).

Vinhos, de Andrew Jefford (PubliFolha).

A Mesa Voadora, de Luiz Fernando Verissimo (Objetiva).

Ceviche – Do Pacífico Para o Mundo, de Dagoberto Torres e Patricia Moll (Senac).

Pense no garfo!, Uma história da cozinha e de como comemos, de Bee Wilson (Zahar).

Interpretações do gosto, de Mônica Rangel (Senac).

Quem colocou o filé no Wellington? – 50 clássicos da culinária: quem os criou, quando e por quê, de James Winter (Melhoramentos).

Pequenos Arranjos do Cotidiano, de Helena Lunardelli (Senac).

Mulheres francesas não engordam, de Mireille Guiliano (Campus/Elsevier).

Dicionário de sabores, de Niki Segnit (Casa da Palavra).

Quando Katie Cozinha, de Katie Quinn Davies (Panelinha).



Foto: Editora Panelinha/Ricardo Toscani