#AprendiComRitaLobo

#AprendiComRitaLobo
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de maio de 2015


Tô com cara de formanda? Bom, espero que você esteja, porque no começo do Cozinha Prática, falei que esta temporada seria um curso de culinária. E o que você aprendeu comigo nos últimos 3 meses? Afinal, foram cerca de 30 receitas recheadas de técnicas de cozimento que usamos na cozinha de casa – refogar, selar, grelhar, fritar, assar (legumes, carnes e bolo), cozinhar na pressão e no vapor, guisar, a espessar molhos, e até a fritar ovo.

A surpresa boa é que a resposta chegou rápido e de maneira super carinhosa. Além de receber depoimentos por e-mail e Facebook, a hashtag #AprendiComRitaLobo no Instagram reuniu mais de 100 histórias especiais.

Aproveito também para reforçar o meu pedido: gostaria de contar com você para passar para frente um pouco do que você aprendeu. Não seria muito legal ensinar um amigo a cozinhar um prato bem trivial? Porque cozinhar é como ler e escrever, todo mundo tem de saber. E garanto que você vai se sentir muito bem espalhando um pouco desse conhecimento. A seguir, veja apenas um pedacinho dos depoimentos que chegaram.

Flávia Silvestre: O que posso dizer que aprendi com o Panelinha? Aprendi a ter um novo olhar para cozinhar. O que antes parecia uma receita tão complicada, hoje, minha amiga Rita (é assim que todos da família conhecem a Rita), descomplicou. Tudo ficou muito mais prazeroso. Porque como você mesmo diz, quem cozinha vive melhor! Usar o utensílio certo, no tempo exato de cozimento e a medida padrão fazem toda a diferença para o resultado de um prato. Amiga Rita, obrigada por desgourmetizar!

Leidi Liz: Consegui mudar meu conceito de que cozinhar é um trabalho duro. Você faz o melhor programa do segmento.

Luciene Regis: Depois que descobri as suas receitas, estou salvando meu orçamento (não sabia cozinhar e comia muito em restaurantes) e ainda descobri que pode ser prazeroso cozinhar para a família, além de ouvir elogios do marido e do filho de 8 anos: "comida de chef, hein, mãe!" Salve, Rita!



Marina Tomás: Sou estudante, moro sozinha há um tempo, passo muito tempo estudando. Só comia comidas prontas e achava que não valia nem perder tempo para cozinhar já que era só pra mim, né? Mas o Cozinha Prática fez diferença na minha vida; fui aprendendo que cozinhar pode ser prático, pode ser divertido e que é um ato de amor com a gente mesmo dedicar um tempinho para fazer algo gostoso e saudável. E como isso mudou minha vida! Amei a ideia do desgormetiza, de voltar aos pratos simples, de desmitificar a cozinha. Tudo isso me ensinou demais, e eu só tenho a agradecer.
Marina Gontijo: Rita, só tenho (e meu marido também) a agradecer. Você desgourmetizou minha vida! Seu programa é utilidade pública total!

Thati Koenig: Não tenho palavras para agradecer por essa incrível temporada do Cozinha Prática, que me ensinou o básico da cozinha. Minha mãe nunca cozinhou e não gosta da cozinha; já eu, desde os 10 anos estava lá me aventurando! Mas não basta seguir a receita, tem que aprender as técnicas. (...) Esta temporada foi fundamental para entender cada alimento e as diferentes técnicas! Foi demais! Obrigada por ajudar tanta gente, Rita! Sou grata de todo meu coração!

Viviane Gusmao: A primeira vez que assisti ao Cozinha Prática foi ainda na primeira temporada. Me encantei pelo programa e pela Rita. Corri para garantir meu exemplar do Panelinha, e depois do Pitadas. Até então eu só cozinhava o "basicão", depois passei a me aventurar na cozinha e descobri novos ingredientes e técnicas, deixei de lado temperos prontos e passei a apreciar o sabor real dos alimentos. Quando achei que não tinha como ficar melhor, fui surpreendida pela última temporada, #desgourmetiza. Desta vez vocês se superaram! Conseguiram resgatar a nossa cozinha e transformar o dia a dia de todos nós.



Simone Sprapn: Seu programa é a minha motivação desde 2014. Tive um câncer de mama que me afastou do trabalho para cirurgia/tratamento e, de cama, comecei a seguir seu programa. Foi um empurrãozinho para me aprimorar na cozinha, porque você faz tudo parecer simples, como de fato é, quando fazemos com amor! Panqueca de milho, drinque para a família, torta rústica, até um canteiro de ervas no jardim meu marido fez! A temporada 2014, e essa agora do #desgourmetiza, foram sensacionais. Alias, o programa É sensacional! Obrigada por "desgourmetizar" a cozinha! Hoje sou uma mulher de forno e fogão, literalmente! Vida longa ao Cozinha Prática!
Raquel Magalhães: Aprendi a arriscar, a perder o medo e sentir prazer em cozinhar; a comprar utensílios para a minha cozinha. Tenho seus livros e assisto aos seus programas sempre. Estou pesquisando novas receitas — e o que mais aprendi foi a desgourmetizar!

Fabiana Bouças: Por sua "culpa", estou aprendendo a cozinhar depois dos quarenta anos... FELIZ!

Deisi Maria Pelegrini: Vou sentir muito a sua falta. Aprendi a cozinhar com você numa fase muito difícil de minha vida, logo após a morte de minha mãe no final de 2013. Até então era ela quem cozinhava em casa e me vi perdida na cozinha; foi aí que te encontrei e você me ensinou muitas coisas. Desejo a você muitas felicidades. Que Deus te proteja muito e te inspire para novos projetos.

Sonia Rosa Motzkus: Nossa, aprendi tanta coisa... Reaprendi coisas que fazia errado e aprendi outras tantas que não sabia. Tenho um caderno do programa; gravo, vejo a primeira vez, volto para ver mais uma vez e vou anotando. E depois conto tudo para minhas amigas. Obrigada por esse amor e essa paciência de explicar tudo tão detalhadamente para nós. Dizem que tudo o que a gente divide se multiplica — que volte em bênçãos para você e sua família.



Amanda Torres: Quando vim morar aqui na Austrália, vi como é difícil cozinhar o trivial! Com o episódio do feijão, descobri que estou salva se esquecer de deixá-lo de molho. No do arroz, aprendi sobre as variedades. Achei fantástica a aulinha de ervas; como amante delas, sabia de quase tudo, mas o armazenamento foi novidade. O melhor do frango foram as receitas dos acompanhamentos — já fiz seis vezes o risoni com o frango enrolado! Como uma boa pastry chef, sabia quase tudo do chocolate, mesmo assim a receita do bolo cremoso fez sucesso por aqui. O episódio da carne seca foi ótimo, porque eu realmente não tinha conhecimento algum sobre ela. Amo tomate e o toque da salga seca foi maravilhoso, e o molho de tomate rápido mudou minha ideia de fazer molho de 3 horas ( deixo isso para a esplêndida receita de bolonhesa).

Magda Aurea Vilela: Tenho três filhas (acima dos 30 anos, cada uma com sua casa), que nunca conseguiram cozinhar. Agora sempre escuto elas comentando que fizeram os pratos que você mostrou. E que deu certo! Isso é mérito seu, Rita, porque tentei ensinar... Tentei mas elas nunca se interessaram. Milagre, você mudou o modo de elas verem o ato de cozinhar! (risos)

Renata Carvalho: Sou formada em Gastronomia e Técnica em Nutrição. Além de ter uma gama de livros e sempre estudar muitas técnicas, confesso que até hoje não me ensinaram nada parecido com aquele modo de fritar ovo, colocando a clara primeiro. Ainda estou aprimorando a técnica para que a gema não fique nem mole, nem dura.

Nhoque de banana com couve rústica e farofinha de bacon!! ??? #desgourmetiza #AprendiComRitaLobo #desgourmetizabem

Uma foto publicada por Roberta Andrade Pessoa (@rca_roberta) em


Rafael Verzini: Assisto a todos os programas do “Cozinha Prática” e adoro. Moro sozinho e comia muito errado (enlatados, congelados, comidas sem muito sabor e não muito saudáveis). Hoje em dia, além de sentir vontade de reproduzir o que aprendo com a Rita Lobo, vejo que sou capaz e que cozinhar não é nenhum bicho de sete cabeças. Amigos notaram minha evolução na cozinha e tenho recebido muitos elogios. Aos finais de semana, sempre preparo alguma receita que assisti no programa ou peguei no Panelinha. Coloco em pratica várias técnicas, como a forma de cortar cebola, conservar ervas frescas dentro de vidros na geladeira, tirar a pele do tomate. Esta temporada mostrou, além de conceitos básicos da cozinha, como cada etapa é muito importante para o resultado final da receita.

Ana Paula Jardim: Estou retomando o prazer de cozinhar assistindo ao programa. São tantas receitas preparadas e TODAS deram certo. #QueroBis

Veja mais histórias com a hashtag #AprendiComRitaLobo no Instagram:


Foto: Ricardo Toscani / Editora Panelinha