Aberta a temporada do pinhão aberto
Por Rita Lobo - 26 de maio de 2010
Não estou me contendo de alegria: meu filho, que ficou chato para comer, gosta de pinhão. Três vivas para o pinhão! Ele, meu pequeno que já não é tão pequeno assim, chama de milhão. É pinhão, Gabriel. “Eu sei, mãe, mas tem gosto de milho, é milhão.” Um milhão de vivas, então.
Não sei bem o que foi que abriu a mente do Gabriel para experimentar uma comida nova, mas eu sei que os meus dedos ficaram calejados de abrir pinhão quente. Não tenho a menor paciência para fazer aquele cortinho antes de cozinhá-lo na pressão, que facilita descascá-lo depois de pronto. E também não consegui convencer meus filhos a abrirem o pinhão com mordidinhas. É como eu faço.
Lá fui eu pesquisar um utensílio para descascar pinhão, pois já decidi que ele será o lanchinho da estação. E não é que tem? Pinholino! Não é uma graça esse nome? Pinholino, pinholino! Só falta funcionar.
Nessas lojas de internet, achei um por R$ 28 à vista. Vi que também tem à venda na Multicoisas. Mas lá custa R$ 44,90. Liguei na loja para saber se o utensílio funciona. (No fabricante, a ligação caiu numa secretária eletrônica. Mas é claro que eles iriam dizer que funciona que é uma maravilha, né?) A vendedora da Multicoisas dos Jardins disse que, nesta época do ano, é só chegar que acaba. E que nunca ninguém reclamou do produto.
Depois dei mais uma espiada na internê e achei o seguinte sobre Pinholino: “Basta colocar o pinhão ainda quente, apertar e pronto, está descascado. Utensílio doméstico indispensável aos apreciadores de pinhão. Pinholino é feito em alumínio injetado e polido o que faz dele mais do que um simples utensílio doméstico é uma jóia da cozinha. Pinholino descasca pinhão sem esforço. Com Pinholino as receitas culinárias que levam o pinhão agora ficaram fáceis de serem executadas devido à sua facilidade de descascar o pinhão. Você não passará horas e horas para fazer aquela receita que conseguiu e nunca fez por falta de tempo.”
Chega, chega, chega! Eu sou facilmente influenciada. Eu vou comprar um Pinholino djá! Afinal, meu filho é um “apreciador de pinhão”. Mas para valer o investimento, também vou fazer “receitas culinárias que consegui e nunca fiz por falta de tempo”. Amo esses textos!
A Fer Ayer, colaboradora da comunidade, tem uma receita de bolo de pinhão que vivo namorando. Também na comunidade, a Déia Britez conta que entrevero de pinhão é um prato típico da região de Lages, em Santa Catarina, cidade do pai dela. “É uma refeição beeeem completa, daquelas ótimas pra lagartear depois...” Déia, li a receita e parece uma delícia! Outro prato aqui do site - esse eu já experimentei -, é o rolinho de linguado com vinagrete de pinhão da chef Tetê Mota. Uma delicadeza só. Ai, ai, tantas receitas, tão pouco tempo. Ainda bem que encontrei o Pinholino para me salvar. Se bem que, essas últimas, duvido que o Gabriel vá provar. Não é fácil. Mas a gente tenta.