A moda do melão
Por Rita Lobo - 28 de janeiro de 2010
Todo mundo diz que gastronomia está em alta, que cozinhar virou moda. Como trabalho com isso desde que virei gente grande, a minha percepção é um pouco deturpada. Considerava o Michel Roux uma estrela desde a primeira vez em que comi no Le Gavroche. E já faz 15 anos. Quase chorei de emoção com um singelo suflê de banana. Naquele tempo, porém, não pude cumprimentar a fruta.
Sei que as pessoas andam cozinhando mais, escrevendo sobre o assunto, falando de comida, até de boca cheia. Mas hoje tive certeza de que este é o tema da hora: até as frutas estão se expressando! (Se demorar muito para alguém comprar o melão-estou-maduro da foto, ele pode querer escrever um blog sobre “minha vida de fruta”.)
Acho que estou um pouco em crise. A minha tag poderia ser: estou rancorosa. Mas, convenhamos, é divertido alguém colocar um aviso, na primeira pessoa, numa fruta. Até fiquei meio assim de levar o melão; se ele sabe escrever, também deve ter sentimentos.
(Lembrei-me daquela cena do Notting Hill, na verdade, uma sequência de encontros mal sucedidos do personagem do Hugh Grant. I’m a frutarian. Lembra? Ele desolado com o rompimento, e os amigos tentando a qualquer custo apresentar um novo amor. I’m a frutarian. E o que é isso?, ele pergunta para a moça. Só como frutas que tenham caído de maduras, responde a magrela. Será que numa refilmagem, em vez de uma pessoa, vão tentar apresentar um melão maduro para o coração partido? Não aguento, I’m a frutarian.)
Coloquei a foto do melão na minha página no Facebook, e minha amiga Betti, que mora em Londres, e talvez por isso esteja com o humor afiado, comentou: “Quando apodrecem, será que mudam os rótulos para ‘estou podre’ ou não?”. A Betti também conta que na Tesco, rede inglesa de supermercados, as frutas já sabem falar duas frases. Além de “estou madura”, dizem também “estou verde, later”.
Daí, Betti, lembrei que já tinha fotografado um “sou saboroso!”. As frutas daqui também falam duas frases, tá? Dei uma olhada nas fotos do celular que fiz durante as férias e lá estava o melão, amarelo e “saboroso”. Mudando de assunto mas não de fruta, sabe qual o melhor jeito de escolher o melão? Pelo peso. Quanto mais pesado, melhor. Taí, "estou madura, pesada e gostosa!" Boa tag. Vou sugerir ao melão. Se bem que, peraí: não deveria ser "estou maduro"? Só agora notei que a fruta é biba.
Ainda no Facebook, a Magali comentou que achou útil para “maridos que não sabem comprar nada na feira”, e a Juliana avisou: “Só vai ser estranho quando disserem ‘tô passada!’”. Ai, Juju, eu é que estou meio passada hoje. Mas amanhã, quando o meu sousplat dourado me der “bom dia!”, e eu levar as crianças para o primeiro dia de aula, isso passa. E esta é a vantagem de ir ficando madura.