Um tender, quatro molhos
Por Rita Lobo - 05 de dezembro de 2012
Muitos assuntos num post só. Por isso, vou tentar resumir para você não desencanar de ler até o fim. Vai por mim, vale a pena: fiz umas combinações incríveis para inspirar você a fazer um delicioso tender no Natal. Sei que peru é a estrela da noite. Mas tender é o meu prato favorito. Este da foto, com molho de abacaxi, fiz especialmente para a edição de dezembro da LOLA, que já está nas bancas. Mas o que eu não contei na revista é que o prato usado para servir a carne é de bolo e ganhei de uma querida leitora. Aliás, da mãe dela! A Fernanda foi uma das sorteadas para ir ao coquetel de lançamento da web-série Rita, Help! e chegou lá no Senac com esse prato numa sacolinha: “Minha mãe disse que você vai usar mais do que ela... É um presente para você”. Não ficou linda a produção, Fernanda?
Na revista tem ainda receita de chutney de maçã verde e rabanada com licor de laranja. E, aqui no blog, você vê estas opções de marinadas que viram molho para deixar o tender com sabor especial.
Antes, porém, você precisar saber alguns pontos:
• um minitender de cerca de 1 kg serve seis pessoas;
• para cravejar, risque a superfície com a ponta da faca, formando quadrados ou losangos, e espete cada cravo em uma junção;
• a marinada precisa ter 3 xícaras (chá) de algum líquido;
• o ideal é deixá-lo marinando por 12 horas em geladeira;
• para aquecer e assar, o tender precisa de 30 minutos em forno preaquecido a 200 0C (temperatura média), com a marinada, coberto com papel-alumínio e, depois, mais 20 minutos sem o papel (são 50 minutos no total);
• nos últimos 20 minutos, a cada 5, regue com o líquido da marinada (da própria assadeira);
• depois de retirar o tender da assadeira, transfira para uma tábua e cubra com papel-alumínio para não esfriar enquanto você faz o molho.
Agora, sim, vamos ao molho! Você vai precisar de 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e todo o líquido da marinada que ficou na assadeira. Sabe fazer um roux? É só colocar a manteiga numa panela média, derreter, juntar a farinha e misturar com uma colher em fogo médio por 2 minutos. Retire a panela do fogo e junte a marinada de uma vez. Misture com um batedor de arame, tempere com sal e pimenta-do-reino e leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, por cerca de 10 minutos, até engrossar e apurar o sabor.
Tudo entendido? Agora só falta escolher a combinação de ingredientes vai dar o tom da sua ceia de Natal. Aqui tem quatro opções, com alimentos super aromáticos, que viram molhos deliciosos.
Marinadas que viram molhos
1. geleia de laranja + gengibre fresco + tomilho
Use: ½ xícara (chá) de geleia de laranja, ½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado, 1 ramo de tomilho e 2 ½ xícaras (chá) de vinho branco (ou suco de abacaxi).
2. vinho do Porto + raspas de limão + orégano fresco
Use: 1 xícara (chá) vinho do Porto, raspas de 1 limão, 2 ramos de orégano fresco e 2 xícaras (chá) de vinho branco (ou suco de maçã).
3. cranberry + açúcar mascavo + alho
Use: 2 xícaras (chá) de suco de cranberry, 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 1 cabeça de alho (corte uma tampa, como na foto) e 1 xícara (chá) de vinho branco (ou suco de laranja).
4. mel + mostarda + sálvia
Use: ¼ de xícara (chá) de mostarda de Dijon, ¼ de xícara (chá) de mel, 2 ½ xícaras (chá) de vinho branco (ou suco de maçã) e 10 folhas de sálvia.
Foto: Rômulo Fialdini para Lola Magazine, Editora Abril