Santa Rita: técnicas culinárias em vídeo! Comece aprendendo a cortar cebola como profissional
Por Rita Lobo - 07 de outubro de 2015
Se você me pedisse pra te ensinar a cozinhar, eu começaria mostrando técnica por técnica. Porque quando você entende o porquê de cada passo da receita, aprende a cozinhar pra valer. Tudo vai ficando óbvio, sabe?
Acredito tanto nisso que acabei criando um estilo de escrever receitas. Com o método Panelinha, as receitas funcionam porque as técnicas estão embutidas no texto do modo de preparo. Já reparou?
Mas e se a gente ensinasse as técnicas sem receita? Assim, não só a pessoa aprenderia a cozinhar de um jeito ainda mais eficiente, como ganharia autonomia para ir além e criar as próprias preparações. Plin! Soou o alarme da ideia e o #EstúdioPanelinha começou os trabalhos.
Resultado: a partir de hoje, você vai aprender técnicas básicas (e algumas nem tão básicas assim) com uma nova série. O nome veio das redes sociais. É tanta gente que aprende a cozinhar conosco e me chama de Santa Rita que os editores aqui do estúdio batizaram a série assim: Santa Rita – técnicas culinárias beeeeeem explicadinhas. Ouvi aplausos? Opa, fui eu mesma. E foi de comemoração: vem tanta coisa interessante por aí!
Com os vídeos, que são rápidos e superfocados na ação, você vai entender por que não pode espetar o bife com garfo na hora de grelhar. E os medidores padrão, são mesmo necessários? Sim! E a gente mostra como usar. A semente e a pele do pimentão, que chato de tirar… Verdade. Mas você vai ver o melhor jeito de fazer! Por que o bolo de limão às vezes fica amargo? São as raspas tiradas da maneira errada. Até pra raspar casca de limão tem técnica!
Agora me conta: qualquer refogadinho leva cebola picada, mas ah, que trabalheira que dá quando a gente tá começando! Pode até ficar mais fácil com o tempo, mas o certo, o certo mesmo, é fazer como manda a técnica profissional. Pois bem: é hoje mesmo que você aprende a cortar cebola como um chef!
Os vídeos vão ser postados toda quarta-feira aqui no meu blog. Pode deixar que eu aviso, viu? Na verdade, eles entram direto no canal Panelinha no YouTube – aproveita pra se inscrever, assim você é alertado cada vez que um vídeo novo entra no ar por lá.