Renovada
Por Rita Lobo - 26 de janeiro de 2010
Na terceira e última parte das minhas férias não programei nenhuma viagem. Reservei a semana para fazer coisas que a gente nunca tem tempo de fazer. E, quando tem, sente culpa. Então, nada como as férias para ir ao cinema no meio da tarde. Também estava nos meus planos passar horas na livraria, caminhar a Paulista toda até a feirinha do Bixiga, conhecer um ou outro restaurante novo, beber na hora do almoço, dar um pulo na Liberdade.
Pois bem, fim de férias, missão cumprida. Ainda não fui para o escritório, mas minha mesa em casa está entulhada de coisas novas. Livros, frutas fresquinhas que acabei de comprar no supermercado, ideias anotadas no computador, receitas selecionadas para testar e algumas porcelanas japonesas tinindo, à espera de um lugarzinho no armário.
Há alguns meses, levei meus filhos para passear no bairro japonês e me deparei com uma seção de porcelanas e cerâmicas ótimas na Tenman-ya (o endereço está abaixo). Eram pratos, tigelas, bules, xícaras. Tive vontade de comprar alguns na hora, mas fiquei aflita que acabasse tendo que levar uma dúzia de pratos quebrados. Achei melhor voltar sem as crianças, com tempo e tranqüilidade para escolher.
No fim de semana passado, voltei à loja decidida a fazer uma seleção que servisse para casa e também para as produções do Panelinha. (Em vez de comprar um jogo com seis tigelas iguais, queria seis variados, mas que formassem uma família. Assim, posso usar o conjunto em casa, e cada uma delas numa foto de receita diferente aqui no site.)
Resolvi me concentrar nas porcelanas azuis. As florais são lindas e algumas geométricas, também. A de rede com caranguejo me faz pensar no meu filho. Acho que ele vai gostar. Eu gosto de quase todos os tamanhos e formatos de tigelas. Dos pratos, só quero o oval fundo. O formato é diferente, multiuso. Pretendo servir sopas, claro, mas também massas, sobremesas, saladas. Escolhi seis, um diferente do outro. Comprei também seis tigelas médias, duas pequeninas de arroz, duas maiores para udon e mais um joguinho de pratos com flores bem miudinhas que, imagino, será o favorito da minha filha. Em média, cada tigela ou prato custa R$ 20. E todos são vendidos por unidade.
De tempos em tempos, acho bom dar uma renovada no material de mesa. Estimula a fazer novas receitas. Ou, pelo menos, servir as de sempre de outro jeito.
Fiquei feliz com as minhas comprinhas. Saí da loja em direção ao estacionamento e passei na frente da Omiyague. Na porta, uma pilha de sousplats dourados gritou para mim, “Promoção!”. Não deu para não comprar. Tinha branco, preto, verde e bronze. Os dourados, comprei todos! Nada como um pouco de brilho para deixar a mesa do dia a dia menos monótona. Ainda mais por R$ 5 a peça. Até carne moída vai ficar um luxo. Logo pela manhã, frutas, iogurte, café com leite e sousplat dourado. Vou ferver o leite usando óculos escuros. As férias terminaram mas eu continuo animada. Agora é torcer para que dure até a volta às aulas.