Para destrinchar o peru
Por Rita Lobo - 13 de dezembro de 2012
Talvez o melhor jeito de servir o peru de Natal seja com a ave já destrinchada. O ideal é esperar uns 10 minutos antes de começar a cortar. Assim, os líquidos internos se acomodam e a carne fica mais suculenta. Há várias maneiras de cortar o peru, especialmente o peito. Se a ceia é para muita gente, dá para fatiar bem fininho. Caso contrário, fica mais saboroso cortar em fatias maiores, como essas da foto. Pessoalmente, gosto de desfiar a sobrecoxa. Mas também dá para servi-la inteira.
Como destrinchar, passo a passo
O peru, como qualquer ave, é basicamente dividido em quatro partes: peito, asas, coxas e sobrecoxas. Há utensílios para ajudar nessa arte de destrinchar, mas o que funciona mesmo é uma faca bem afiada. Nada de faca pequena ou de serra, nem de tesoura ou algo do tipo.
1. Comece pelas coxas e sobrecoxas: puxe um pouco para procurar a junção (entre a sobrecoxa e o corpo) e, com uma faca bem afiada, corte na articulação. Se estiver muito difícil, é porque você está cortando o osso — e aí não vai funcionar. Corte as duas sobrecoxas e, depois, se quiser, separe também a sobrecoxa da coxa. É muito parecido: você vira a peça com a pele para baixo, puxa um pouquinho para achar a articulação e corta aí.
2. Para as asinhas o processo é o mesmo. Coloque as partes cortadas em um prato, cubra com papel-alumínio e reserve.
3. Para o cortar o peito, apoie a mão num dos lados e siga a linha que divide o peito com uma faca, bem rente ao osso. Vá aprofundando o corte, sem pegar na cartilagem. Em seguida, corte na base, num ângulo reto, para tirar o peito inteiro. Repita o processo do outro lado e depois fatie as metades, como na foto.
Na hora de servir, para deixar o prato bem lindo e perfumado, dourei em manteiga na frigideira duas tangerinas cortadas em gomos com a casca. Folhas de sálvia também dão um toque final.
Fotos: Gilberto Oliveira Jr