Molho para o peru feito com caldo caseiro
Por Rita Lobo - 13 de dezembro de 2012
Peru de Natal tem que ser saboroso e úmido pra ficar imbatível. E peru ressecado é simplesmente inaceitável... Previna-se! Aqui, a receita do caldo caseiro e do molho para o peru da ceia de Natal.
Para o caldo de peru
Ingredientes
2 cebolas cortadas em 4 partes
2 cenouras cortadas em pedaços
2 talos de salsão cortados em pedaços
pescoço, moela e coração do peru (reservados)
2 folhas de louro
3 cravos-da-índia
Modo de preparo
1. Depois da primeira meia hora em que o peru estiver no forno, coloque as cebolas, as cenouras, os talos de salsão e os miúdos na assadeira. Deixe assar por 1 hora.
2. Retire da assadeira os legumes e os miúdos assados e transfira para uma panela com 2,5 litros de água. Junte as folhas de louro e os cravos-da-índia. Leve ao fogo alto e, quando ferver, reduza para baixo. Deixe cozinhar por 1 hora. Coe, descarte os legumes e reserve o caldo.
Para o molho do peru de Natal
Atenção: caso queira fazer o molho com as raspas de tangerina, cuidado para não raspar a parte branca da fruta; ela é super amarga. O ideal é usar um ralador próprio para frutas cítricas. Caso contrário, raspe bem de leve no ralador comum. Esta receita serve para um peru de 5 quilos (8 a 12 pessoas).
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes
1,5 litros de caldo (acima)
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de vinho branco
sal e pimenta-do-reino a gosto
raspas de 1 tangerina (ou laranja)
Modo de preparo
1. Numa panela média, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexe bem com uma colher de pau por 3 minutos, em fogo médio. Retire do fogo e junte o caldo de uma vez.
2. Volte a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até engrossar. Mexa de vez em quando. Desligue o fogo.
3. Quando o peru terminar de assar, retire-o da assadeira e transfira para uma tábua de corte. (Cubra com papel-alumínio para não esfriar e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de destrinchar.) Leve a assadeira com os líquidos que se formaram à chama média do fogão. Junte o vinho e raspe o fundo com uma colher de pau por 2 minutos. Transfira esse líquido para a panela com o molho, passando por uma peneira.
4. Leve o molho ao fogo médio e, quando ferver, deixe cozinhar por mais 2 minutos. Junte as raspas de tangerina e verifique o sabor. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva bem quente.
Fotos: Gilberto Oliveira Jr