Lasanha para as férias

Lasanha para as férias
Compartilhe

Por Rita Lobo - 04 de julho de 2010


Para muita gente, lasanha é comida afetiva, que tem sabor de casa de mãe, ou de avó, é prato cheio para alimentar não só o corpo. Mas não é meu caso. Nunca fui muito chegada em lasanha. Ou, pelo menos, não durante a infância.

Quando percebi que lasanha não tinha que ser à bolonhesa, aí, sim, passei a gostar do prato. Aliás, mais do que isso. Tenho desejo só de pensar na de alcachofras do Nonno Ruggero. E, que fique claro, nonno Ruggero não é meu avô, mas o restaurante no primeiro piso do Hotel Fasano. Aí fica fácil de a lasanha ser boa.

A questão é que, recentemente, descobri que eu amo lasanha à bolonhesa. O meu trauma de infância não era relacionado à massa ou ao molho, mas ao diacho do presunto, que as pessoas insistem em colocar ali no meio para estragar o prato. Resolvido, é só fazer lasanha sem frios.

No Dia das Mães, a família toda veio almoçar em casa. Meu irmão chegou faminto e foi logo perguntando o paradeiro do prato principal. “Ah, tá, a lasanha tá no forno”, e fez cara de decepção. Mesmo imaginando a resposta, quis me certificar e perguntei se ele não gostava. “Bom, depende, você colocou presunto?”

Então acho que é genético. Nós gostamos de presunto cru, não fazemos questão de presunto cozido e detestamos qualquer tipo de presunto quente. Seja na lasanha ou no misto quente. Tem que fazer um queijo quente e, depois, colocar uma fatia do presunto frio.

A lasanha sem presunto, meu irmão comeu, repetiu, lambeu os beiços e fez cara de quero-levar-para-casa. Não sobrou. Mas, pouco tempo depois, ele fez aniversário, e eu levei uma inteirinha de presente.

(Aproveitei para fotografar passo a passo o preparo e anotar direitinho a receita aqui para o blog.)

Na minha casa, lasanha não é prato de dia a dia. É um pouco trabalhoso para isso. Mas é ideal para as férias. É comida que viaja bem no carro até a praia e pode ser a primeira refeição, a da chegada.

Voltando ao preparo, a única coisa que pode dar um pouquinho mais de trabalho é fazer o molho à bolonhesa. Mas você pode aprontar a lasanha em etapas. O molho num dia, a montagem no outro. Foi o que fiz. No final do preparo, fiz até uma fotinho da cozinha para você ver que ela não ficou de pernas para o ar. Até porque cozinha não tem pernas. Mas, fazendo assim em etapas, fica tudo em ordem.

Ah, antes que você pense que o presente de aniversário foi muito simplesinho, aviso que meu irmão também ganhou a travessa.

Agora, com a receita publicada aqui, ele pode preparar o prato para as férias. E, no futuro, a lasanha da tia Rita pode ser comida de infância para os meus sobrinhos.





Lasanha para as férias
Serve 8 pessoas

Para o molho à bolonhesa

Ingredientes

500 g de carne moída
1 colher (sopa) de óleo de canola
3 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de cebola picada
2/3 de xícara (chá) de cenoura picada
2/3 de xícara (chá) de salsão picado
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 ½ xícara (chá) de tomate italiano sem pele (conserve o líquido da lata)
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo

1. Numa panela média, junte o óleo, a manteiga e a cebola. Leve ao fogo médio e refogue a cebola, mexendo sempre, até que fique transparente. Adicione a cenoura e o salsão picados e refogue por 2 minutos, mexendo sem parar.

2. Acrescente a carne moída e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue, mexendo sempre, até que a carne perca a cor rosada de crua.

3. Junte o leite e mexa até que evapore completamente. Tempere com uma pitada de noz-moscada.

4. Adicione o vinho e deixe cozinhar até secar.

5. Baixe o fogo, junte os tomates sem pele (com o líquido da lata) e deixe cozinhar por 3 horas, com a panela tampada, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar baixíssimo, caso contrário, o molho irá grudar no fundo da panela. À medida que o molho for secando, vá acrescentando um pouco de água fervente.

Para o molho branco

Ingredientes

3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 l de leite
1 pitada de noz-moscada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a farinha de trigo e com uma colher de pau mexa bem por 2 minutos. Essa mistura chama-se roux e serve para engrossar molhos.

2. Retire a panela do fogo e, sem parar de mexer, acrescente a metade do leite. Mexa vigorosamente, de preferência, com um fouet. Aumente o fogo, volte a panela, junte o restante do leite e continue mexendo vigorosamente.

3. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e tempere o molho com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar um pouquinho. Atenção: esse é o truque da lasanha, um molho branco bem ralinho. Ele irá hidratar a massa e engrossar durante o cozimento no forno. Por isso, nesta etapa, ele deve ficar bem líquido. Engrosse apenas um pouquinho.

Para a montagem

Ingredientes

500 g de massa para lasanha pré-cozida (eu não usei a massa toda)
6 colheres (sopa) de queijo ralado

Modo de Preparo

1. Se for montar, assar e servir a lasanha, preaqueça o forno a 180º C (temperatura média). Se quiser, você também pode montá-la com antecedência e deixar na geladeira até a hora de assar.

2. Numa travessa refratária de cerca de 36 cm x 28 cm, espalhe um pouco de molho branco e de molho à bolonhesa. Sobre os molhos, coloque uma camada de massa, cobrindo todo o fundo da travessa.

3. Sobre a primeira camada de massa, espalhe um pouco do molho à bolonhesa. Por cima do molho à bolonhesa, regue com um pouco do molho branco. Cubra com massa e repita o processo, até finalizar com uma camada de molho à bolonhesa e molho branco. Polvilhe com o queijo ralado. Leve à geladeira ou ao forno preaquecido. Deixe assar por cerca de 20 minutos, até que o queijo fique gratinado.