Cozinha Prática: berinjela grelhada com molho mediterrâneo + bolo de pamonha

Cozinha Prática: berinjela grelhada com molho mediterrâneo + bolo de pamonha
Compartilhe

Por Rita Lobo - 21 de março de 2016


O cardápio do jantar de hoje é prático, saudável e delicioso, como são todos os cardápios pensados para esta nova temporada do Cozinha Prática. E o que vai ter, dona Rita? Ah, vou emprestar dos vegetarianos uma ótima estratégia, que é fazer do legume o prato principal. A estrutura vai ser como a de um pê-efe comum – bife, batata e molho, por exemplo – mas, no lugar do bife, vamos de berinjela, que tal?

Esse legume tem o sabor potencializado quando é grelhado. Nesse caso, a berinjela fica mais gostosa quando é cortada em fatias grossas. Tem técnica para deixar o preparo carnudo por dentro e tostadinho por fora – já adianto que besuntar de azeite é uma delas.

Berinjela é também um dos ícones da comida mediterrânea, assim como o tomate. Resultado: vamos preparar um molho de tomate mediterrâneo para acompanhar o legume? Vamos! Essa mistura é saborosa até dizer chega, até porque o molho da vez tem pimentão, uva passa, páprica e outras especiarias. E leva uma lata de tomate pelado – outro ingrediente minimamente processado que é curinga, ou seja, não pode faltar em casa. Todo chiquezinho, né? Mas ainda não sinto que tenho um pê-efe…

Alguém pode dizer: falta um arrozinho. Pode até ser, mas deixa eu te contar uma outra coisa: assim como a gente não tem vontade de comer carne de vez em quando, também não tem vontade de comer arroz. Acontece com você? Comigo, sim. Nesses dias, vou de cuscuz marroquino, que é uma excelente saída para o arroz de todo dia. Quem acompanha o Panelinha sabe que, por aqui, ele aparece sempre. É um dos ingredientes curinga da minha cozinha, e por um motivo que vai além do sabor e da textura: fica pronto em coisa de minutos! É só ferver a água e despejar sobre os grãos, com um pouco de manteiga, sal e pimenta-do-reino… Hidratou? Opa, tá pronto um senhor acompanhamento, que sai mais rápido que comida instantânea (socorro!).

E aí vem outro truque: em vez de água, o cuscuz pode ser hidratado com caldo de legumes ou mesmo suco de laranja – escolhi este último para o prato du jour. É um jeito de deixar o jantar do meio da semana mais charmoso – bem mais charmoso, diz aí – sem grandes trabalhos.

A sobremesa - e que sobremesa!
Falando em charme e perfume, quero só ver o que você vai me dizer da sobremesa do programa. Depois de sobrevoar o Mediterrâneo, a gente desembarca no interior do Brasil (sou fã de combinações por contraste!). O preparo doce da vez é um bolo de milho tão, mas tão cremoso, que resolvi chamar de bolo de pamonha. Tenho um problema com milho, sabe? Meu problema atende pelo nome de ‘muito amor’. E aconteceu de novo com este bolo. Saído do forno, polvilhado de canela... conforta a alma!
< br> Dá tempo de preparar tudo isso? Confia, porque dá. O bolo de pamonha é feito no liquidificador – ótima deixa para dar outra dica: mantenha em casa outro ingrediente curinga, que é o milho debulhado congelado, mais saudável do que o de lata, e tão prático quanto.

As receitas deste episódio
Berinjela grelhada com molho mediterrâneo e cuscuz marroquino
Bolo de pamonha


As músicas deste episódio
For once in my life - Stevie Wonder
Love shack - B52’s
You sexy thing - Hot Chocolate
Go your own way - Feetwood Mac


O look do episódio
Blusa, Carina Duek. Jeans, Citizens of Humanity. Bijoux, Hector Albertazzi. Sapatos, Sarah Chofakian.


O “Cozinha Prática com Rita Lobo” vai ao ar toda segunda, às 20h30, no canal GNT. Horários alternativos: Terça, 4h e 11h / Quinta, 16h e 23h30 / Sábado, 5h30, 12h30 e 20h / Domingo, 14h30 / Segunda 5h.


Foto: Gilberto Oliveira Jr.