Como refogar feijão
Por Rita Lobo - 24 de junho de 2015
Na aula, ops... No post passado, revimos as técnicas e truques básicos para cozinhar feijão. Hoje, vamos rever o passo a passo para refogar o feijão cozido. Já falei: minha ideia é fazer uma espécie de revisão de matéria e, além disso, contar com você para compartilhar esse conhecimento com quem ainda não sabe cozinhar. E, nessas horas, nada melhor do que ser bem didático. Vamos recapitular?
Técnica: refogado
Existem 200 milhões de possibilidades para preparar um refogado. Muita gente gosta de usar bacon, cominho, pimenta, tomate, cenoura... E pode tudo. Mas, aqui, a gente vai no basicão, ok? O importante é entender o conceito: a gente cozinha o feijão numa panela e tempera na outra.
Truque: picar cebola
Antes de começar, uma pergunta de prova: você se lembra como cortar uma cebola de maneira profissional?
Depois da cebola, vem o alho - amasse com a faca para descascar, aí é só picar. Os dois legumes possuem um tempo de cozimento diferente. O alho cozinha mais rápido do que a cebola, por isso, se for para a panela antes do tempo, vai queimar e deixar o feijão com gosto amargo. Agora, sim, vamos ao refogado de fato.
- Leve uma panela ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com azeite, junte a cebola e refogue por 3 minutos, até ficar levemente dourada. Tempere com sal.
- Junte o alho e misture bem. Acrescente 1 concha do feijão cozido, com um pouco de caldo, e amasse os grãos com o fundo da concha - esse purê vai engrossar o caldo.
Enfim, o tempero
Refogado pronto, vamos juntar uma parte do feijão cozido com caldo na panela. Mas vai com calma, porque você não precisa temperar tudo de uma vez. Pode juntar metade e congelar a outra parte. Como congelar o feijão, aliás, é assunto para o próximo post.
Fotos: Editora Panelinha