Vegetarianismo do dia: bife de couve-flor
Por Pitadas - 20 de outubro de 2015
Já ouviu falar de bife de couve-flor? Ei-lo! Essa ideia nada óbvia, inspirada no chef nova-iorquino Dan Barber, é excelente para quem é adepto da segunda-feira sem carne, pra variar o cardápio dos vegetarianos ou para quem não tem nada na geladeira, a não ser um insólito exemplar do vegetal.
Preparar é muito simples – nem precisa de receita. Com uma faca grande e afiada, tire uma ou duas fatias centrais, com cerca de 2 centímetros cada (senão ela desmancha). Não parece mesmo um bife?
É claro que, nesse ponto, você já lavou e secou a couve-flor, certo? Então vamos pra panela. A técnica para grelhar é a mesma usada para bifes de carne ou frango. A frigideira precisa estar bem quente, com azeite bem quente e a couve-flor, bem seca.
Com uma pinça, coloque o bife vegetal cru na grelha, tempere com sal e pimenta-do-reino moídos na hora (apenas de um lado) e deixe dourar sem mexer – e sem medo: é importante que ele ganhe aqueles douradinhos-queimadinhos (sabor extra!) e também tenha tempo de cozinhar por dentro.
Depois de três a cinco minutos, quando o bife estiver bem grelhado, é hora de virar o lado. Mais alguns minutos e pronto: o preparo vai para o prato e pode ser acompanhado de tudo aquilo que você gosta de comer com um bife de carne: vale arroz, vinagrete, purê, farofa. Vale até um macarrãozinho na manteiga!
O que sobrou de couve-flor pode virar purê ou cuscuz: aproveitamento total!
Foto: Gilberto Oliveira Jr.