Torta de figo para o Natal
Por Pitadas - 01 de dezembro de 2016
Dezembro é época dessa fruta maravilhosa, chamada figo, que sempre brilha na mesa de Natal. Por aqui a gente ama tanto figo que – a gente ama muito figo mesmo – decidiu levar essa história de ele brilhar na mesa de Natal até as últimas consequências.
Daí veio a ideia da receita de torta de figo, inédita no site e desenvolvida para o especial #NatalPanelinha. Ela é saborosa até dizer chega, e é linda também – chega a decorar a mesa. O recheio é altamente delicioso: doce sem ser enjoativo, levemente ácido, com textura que parece uma nuvem. Aí chega o figo e, ó: você fica sem palavras.
Pitadas: você pode preparar a massa e o recheio um dia antes e, se não tem experiência no manejo de massas de tortas doces, pode usar um truque simples e eficiente. Prepare um sanduíche de plástico-massa-plástico (use o saquinho de congelar, cortando as laterais com tesoura). Passe o rolo por cima do plástico, que vai “segurar” a massa. Se for abrir sem usar o truque, não se esqueça de polvilhar farinha na bancada e sobre a massa, à medida que passa o rolo, para evitar que ela quebre.
Veja o painel de Natal do Panelinha no Pinterest
No dia, gaste tempo com a montagem da torta, que pede tempo e paciência para cortar bem os figos e apoiá-los sobre a torta sem fazer bagunça. Dica: sirva figos numa tigela extra para o pessoal que ficar com os pedaços do lado de lá.
Quem não gosta de figo (essas pessoas existem?) pode fazer a mesma torta com outras frutas frescas. Pêssego, por exemplo, funciona. Cerejas, bem natalinas, também. Damasco também tá na época. Nectarina também. Uva também.
Veja também: Rita Lobo sugere cardápios para ceias de Natal com 2 a 50 pessoas.
Foto: Editora Panelinha por Ricardo Toscani