Tomate: molho de licopeno

Tomate: molho de licopeno
Compartilhe

Por Pitadas - 17 de outubro de 2013


Tomate é uma delícia e é figurinha fácil na mesa dos brasileiros. Sorte nossa. O licopeno presente no fruto auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e até de alguns tipos de câncer, como o de próstata e de mama. Se comido cru, ele é boa fonte de vitamina C. Cozido, como no molho de tomate, potencializa os efeitos do licopeno, que se concentra mais nos frutos mais maduros - é ele quem dá a cor avermelhada do tomate.

Para fazer um bom molho de tomate, escolha os frescos, de preferência o do tipo Italiano ou Débora. Retire pele e sementes (que são os responsáveis por deixar o molho ácido demais) da seguinte forma: com uma faca, faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por 30 segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Com uma escumadeira, retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente.

Já para extrair as sementes, corte os tomates na metade, horizontalmente, e, com o dedo indicador, retire-as com o suco que as envolve. Não enxágue os tomates, pois a água pode até tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Corte os tomates em tiras e as tiras em cubinhos para então preparar um molho delicioso. A gente indica os dois abaixo.

Molho de tomate

Molho de tomate rústico perfumado

Foto: Gilberto Oliveira Jr.