Tira-dúvida de musse de chocolate

Por Pitadas - 24 de janeiro de 2014
A gente usou o perfil de Instagram da @editorapanelinha para perguntar aos seguidores suas dúvidas na hora de fazer a musse de chocolate. Estudamos todas elas e as respostas estão a seguir. Essa musse vai sair boa que só ela!
Quando misturo as claras com o chocolate, fica lindo. Depois de um tempo na geladeira, elas sobem e embaixo fica um creme mais escuro. Não sei por que isso acontece.
O erro está em, provavelmente, como você bate as claras em neve. Ela tem um ponto exato que se pode verificar pelo método do biquinho: assim que as claras começarem a firmar, desligue a batedeira e use um garfo para pegar um pouco da mistura, que deve fazer um 'biquinho' ao ser retirada da tigela. Segure o garfo de pé e veja se o biquinho está caído ou continua firme como quando foi retirado. O ponto certo é quando está firme, em pé. Mas não passe disso, ou a clara cria uma consistência que não aceita se misturar, daí porque ela se separa do chocolate na musse.
Clique para ver as receitas de musse de chocolate do Panelinha
Posso ir congelando as claras e usá-las para fazer musse?
Pode sim, dá supercerto. Congele em forminhas de gelo, uma clara em cada espaço. Quando precisar, é só pegar no congelador. Deixe de um dia para o outro na geladeira e use normalmente.
Minha musse às vezes fica com um gosto de ovo muito forte. Como evitar isso?
O cheiro de ovo geralmente vem da película que envolve a gema. Por isso é preciso peneirar a gema antes de usar, principalmente em doces. No caso de receitas de musse que não levam gema, isso não deve acontecer, mas garanta o sucesso da receita batendo as claras em neve no ponto certo e, se a musse for de limão ou maracujá, use raspas de limão para aromatizar.
Todas as receitas de musse do Panelinha
Como fazer uma musse mais leve?
O que pode pesar na musse é a qualidade e a quantidade do chocolate. Melhor garantir que ele seja de boa marca e não pesar a mão na hora de adicionar este ingrediente. Outro truque é na hora de misturar o creme de chocolate com as claras em neve: apenas misture; bater além do necessário vai fazer a musse ficar menos aerada e, portanto, pesada.
Fazer musse com clara pasteurizada dá certo?
É possível, sim. No processo de pasteurização, a clara é submetida a temperatura alta e, em seguida, superbaixa. O choque térmico mata as bactérias.
Tenho muita vontade de fazer musse, mas nunca encontro as claras pasteurizadas.
Em supermercados gourmet você consegue achar a clara pasteurizada, normalmente perto da área de laticínios.
Receita da chocolatière Luciana Lobo: duas musses de chocolate
Receita da chocolatière Luciana Lobo: musse de chocolate branco
Receita da chocolatière Luciana Lobo: musse de chocolate branco com calda de framboesa
Foto: Charles Naseh