Sem desperdício de vinho

Sem desperdício de vinho
Compartilhe

Por Pitadas - 25 de agosto de 2015


Pode até parecer estranho, mas, acredite, às vezes sobra vinho na garrafa… Que heresia! Brincadeiras à parte, a mensagem deste post é clara: aproveite o vinho que sobrou para cozinhar. Desperdiçar vinho? Jamais!

Para começar, você pode preparar um risotinho - toda receita leva um pouco de vinho.

No dia a dia, dá para aproveitar aquele restinho da garrafa em muitas receitas. Por exemplo, o molho de vinho para carnes assadas. Bastam 2 xícaras (chá) de vinho tinto mais alecrim, cebola, alho, vinagre balsâmico, caldo caseiro de legumes (ou carne) e manteiga para preparar este molho superprático e cremoso.

O vinho também dá uma pitada mais do que especial à costelinha de porco com molho mediterrâneo de tomate, um prato para receber bem - especialmente se seus convidados forem bons de garfo. Você só vai precisar de 2 xícaras (chá) de vinho tinto, e outros ingredientes mágicos para preparar este prato perfumadíssimo.

Já o repolho roxo com maçã leva 1/2 copo (americano) de vinho branco seco. Este é um dos ingredientes fundamentais para transformar um simples repolho num prato suculento e saudável, que pode ser servido como entrada ou acompanhamento.

Hora da sobremesa
Tá aqui uma versão sofisticada desta tradicional receita inglesa: crumble de peras ao vinho. Açúcar, suco de limão e ½ xícara (chá) de vinho branco são os ingredientes que devem ser adicionados às miniperas antes de elas irem ao forno. Enquanto isso, você prepara a massa...

Olha, para preparar esta receita, você vai precisar de um resto e tanto na garrafa - mas vai que sobra… O sagu de vinho tinto pede 1/2 garrafa de vinho tinto. O toque especial fica por conta do tradicional creme inglês. Ah, não se esqueça de tirar as crianças da sala na hora de servir esta sobremesa, ok?

A fim de surpreender? Experimente preparar esta geleia de figo e vinho tinto. É muito chique, bem! Figo seco, açúcar, canela, anis-estrelado e 1 xícara (chá) de vinho tinto. E tem mais: fica pronta pá pum!

Foto: Editora Panelinha