Risoto de festa
Por Pitadas - 18 de abril de 2013
Essa é para quem adora receber os amigos em casa, principalmente pra reunir todo mundo em volta da mesa para um risoto gostoso. Você sabe que, invariavelmente, o anfitrião passa a noite inteira esquentando o figurino no fogão, enquanto seus amigos se divertem e conversam na sala. Mas há uma técnica simples, muito usada em restaurantes, para aliviar este inconveniente.
É mais ou menos assim: no dia anterior ao jantar, comece a preparação do risoto. Derreta a manteiga (ou azeite), refogue a cebola e junte o arroz. Adicione o vinho branco e misture até ele secar. Depois, junte metade do caldo do risoto e espere cozinhar. Detalhe: sem mexer.
Pode parecer estranho, pois ir adicionando o caldo aos poucos, mexendo sempre, é uma técnica básica para fazer risoto. Nem sempre. Em casos como este, esta regra pode ser subvertida (e nós trabalhamos em nome da praticidade, sempre que possível). Depois que o caldo tiver secado totalmente, desligue o fogo e espalhe o arroz em uma ou mais assadeiras, numa camada só, como na foto acima. Isso vai evitar que ele continue cozinhando.
Cubra a assadeira com um filme plástico, ponha na geladeira e só retire no dia seguinte, 10 minutos antes de servir o jantar. Retome a receita de onde parou — desta vez, adicionando o caldo aos poucos e mexendo sempre, da maneira tradicional. Junte os ingredientes finais (alho-poró, hortelã, gorgonzola, etc.) e sirva o risoto mais rápido que seus convidados já viram.
Na receita do risoto de cogumelos com salsinha há um passo-a-passo desta técnica. Mas você pode usá-la em qualquer outra preparação deste clássico.
P.S.: mas se você estiver com muita, mas muita pressa mesmo de comer um risoto, experimente nossa versão feita na panela de pressão. Funciona!
Foto: Gilberto Oliveira Jr.