Retrospectiva: melhor petisco do ano
Por Pitadas - 08 de janeiro de 2015
A retrospectiva do #blogPitadas entra no quarto dia. Hoje você vai conhecer os melhores petiscos que apareceram ao longo de 2014 por aqui. E, em 2014, motivos para reunir a turma não faltaram.
A gente entrou no clima da Copa do Mundo e trouxe além dos petiscos tradicionais, versões contemporâneas para pratos conhecidos, como o bolinho ou o canapé de tutu. Além disso, teve petisco para todos os gostos. Do clássico acarajé da culinária baiana até a simples pipoca que ganhou versões mais incrementadas.
O dip de feijão e a castanha-de-caju-perfumada fizeram bonito. Mas quem levou a melhor foi a brandade de bacalhau com tapenade de azeitonas pretas. A receita tem purê de batata bem misturadinho com bachalhau. Já a tapenade de azeitonas leva limão siciliano, o que dá frescor ao petisco.
Brandade de bacalhau com tapenade de azeitonas
Serve: 4 pessoas
Tempo de Preparo: 30 minutos + 12 horas para dessalga do bacalhau
Para a tapenade
½ xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de raspas de limão siciliano
½ colher (chá) de folhas de tomilho
1. Numa tábua, pique fino as azeitonas junto com as raspas de limão e as folhas de tomilho.
2. Coloque esta mistura em uma tigelinha (raspe todo o suco que ficar na tábua, isso deixará a tapenade mais saborosa), regue com o azeite e misture bem. Reserve.
Para a brandade
2 batatas grandes
2 dentes de alho inteiros
1 dente de alho picado fino
1 folha de louro
½ cebola picada fino
150g de bacalhau salgado desfiado
3 colheres (sopa) de azeite
⅓ xícara (chá) de azeitona preta sem caroço picada
1 colher (chá) de raspas de limão siciliano
½ colher (chá) de pimenta caiena
½ colher (chá) de noz moscada
1 colher (chá) salsinha picada
¼ colher (chá) de sal
fatias de baguete para servir
No dia anterior
Coloque o bacalhau numa tigela e complete com água filtrada. Cubra com filme e deixe de molho na geladeira durante 12 horas. Troque a água 4 vezes ao longo do processo.
No dia
1. Encha uma panela média com água fria.
2. Descasque as batatas e corte em pedaços médios. Transfira para a panela com água para que elas não oxidem e escureçam.
3. Descasque os dentes de alho e junte à panela. Misture também 1 colher (chá) de sal e leve a panela ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que as batatas fiquem macias (espete com um garfo para verificar o ponto).
4. Enquanto a batata cozinha, escorra o bacalhau da água, desfie com as mãos e retire pedaços de pele e espinhas.
5. Reserve 2/3 de xícara (chá) da água do cozimento das batatas e escorra o restante. Passe as batatas com o dente de alho ainda quentes por um espremedor, na mesma panela. Regue com a água do cozimento e misture bem.
6. Leve uma panela ao fogo médio com 2 colheres (sopa) de azeite. Quando aquecer, junte a cebola picada e refogue por 2 minutos. Acrescente o alho e refogue até perfumar. Adicione o bacalhau desfiado e refogue por mais 2 minutos. Junte as azeitonas e as raspas de limão, misture e desligue o fogo.
7. Junte o purê ao refogado e tempere com noz moscada, sal, pimenta-do-reino moída na hora e o restante do azeite. Misture delicadamente e sirva a seguir, com a tapenade de azeitonas e fatias de baguete tostadas.
Foto: Editora Panelinha