Quebra-galho
Por Pitadas - 27 de maio de 2013
Vamos falar sério: o mundo da gastronomia está repleto de preconceitos. Um deles é particularmente injusto, principalmente para quem não tem o dia inteiro para cozinhar. Estamos falando dos enlatados.
Muita gente torce o nariz, mas alguns deles podem ser uma mão na roda quando se tem pouco tempo ou está com a geladeira vazia. É o caso do grão-de-bico, do feijão-branco, do milho verde e do tomate sem pele. São ingredientes deliciosos e que, na versão em lata, continuam saborosos e encurtam rapidamente o tempo e o trabalho das receitas.
Ainda assim, há exceções... a ervilha enlatada, por exemplo, nem de longe se compara com o sabor da ervilha fresca, encontrada em algumas feiras ou comprada congelada. Basta ver a diferença do tom de verde. A fresca é escura e brilhante, enquanto a enlatada e desbotadinha, coitada... aí a substituição não vale.
A diferença é que, nos casos do grão-de-bico, feijão-branco, milho verde e tomate sem pele, a opção pelas versões enlatadas não comprometem o sabor. Há inúmeras preparações deliciosas com eles — confira:
Receitas com grão-de-bico
Receitas com feijão-branco
Polenta crocante com milho verde
Foto: Rômulo Fialdini para a seção Panelinha na revista Lola.