Picolé!: goiaba com iogurte
Por Pitadas - 12 de janeiro de 2016
É janeiro, que calor, crianças de férias, sol a pino, uma preguiça danada, amigos reunidos, esperar a chuva passar. Qualquer coisa é motivo para abrir o freezer e sacar de lá um picolé geladinho, colorido, caseiro. Ainda bem que você caiu aqui, meu amigo: nesta semana, a gente está ensinando a fazer um picolé diferente por dia.
A base é o iogurte natural integral sem açúcar, que deixa o preparo cremoso e permite que a gente mesmo controle o dulçor (cozinhar é libertador, não é mesmo?). O primeiro sabor do especial Picolé! – quem viu, curtiu – é o de manga, amarelo-canarinho, lindo!. O segundo também é todo tropical.
Rosado, docinho e quase azedinho, o picolé de goiaba com iogurte tem sabor de goiaba colhida no pé. Sabe por quê? Porque é feito com a própria fruta, ora bolas. Faz toda a diferença. E, ah, como é fácil de preparar!
A pitada para acertar no preparo é escolher goiabas vermelhas bem maduras (maior chance de elas estarem docinhas), e passar a mistura batida no liquidificador na peneira para dar tchau às sementes. Assim fica bem mais gostoso chupar picolé.
E olha aqui, em vídeo do nosso novo perfil no Instagram, o @cozinhapanelinha, mais uma boa pitada: antes de colocar o palito, deixe o preparo firmar no congelador por ao menos meia hora:
Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani