Piadina de tapioca

Piadina de tapioca
Compartilhe

Por Pitadas - 19 de fevereiro de 2014


A piadina é um pão assado na frigideira, de origem italiana, ideal pra fazer uma pizza caseira ou um sanduíche bem saboroso – o recheio mais tradicional é o de rúcula, tomate e muçarela. Mas o que este pão de farinha de trigo está fazendo em uma semana dedicada ao tema "sem glúten"?

Apenas figuração: a partir dessa receita, a gente propõe uma "piadina de tapioca", perfeita para substituir o pão num almoço leve de meio de semana. O truque é deixar tudo mais charmoso, mas ainda assim fácil de fazer em casa. Por isso o polvilho foi hidratado com suco de rúcula feito na hora. O resultado é uma surpreendente tapioca verde.

Confira a receita de piadina e piadina integral do Panelinha

Pra dar uma cara mais contemporânea ao prato, a gente preferiu servir a salada ao lado. Mas é claro que você pode rechear a "tapiodina", como é feito tradicionalmente com a piadina.

Tapioca Piadina Faz 4 tapiocas
Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes
2 ½ xícaras (chá) de polvilho doce (250g)
1 maço de rúcula lavado
2 xícaras (chá) de água
½ xícara (chá) muçarela ralada
2 tomates cortados em gomos
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo
1. Numa tábua corte grosseiramente as folhas de metade do maço de rúcula e transfira para o copo do liquidificador. Junte a água e bata até formar um suco verde-escuro. Passe por uma peneira e meça ¾ de xícara (chá). Reserve.

2. Prepare a massa de tapioca: numa tigela coloque o polvilho doce e regue, aos poucos, com o suco de rúcula. Com a ponta dos dedos, quebre as pedras de polvilho que se formam (a textura final deve ser a de uma farinha úmida, mas solta). Se precisar, passe a tapioca por uma peneira depois de hidratada, assim fica mais fácil de quebrar as pedras formadas. Tempere com sal.

3. Leve uma frigideira média antiaderente ao fogo alto. Para saber se ela está quente o suficiente, salpique um pouco da massa: ela deve pular depois de alguns segundos. Meça ½ xícara (chá) da tapioca hidratada, coloque no centro da frigideira e espalhe com uma espatula até cobrir o fundo. Depois de 2 minutos, vire a tapioca e aqueça por mais 1 minuto.

4. Transfira a tapioca para um prato bonito e arrume as folhas de rúcula ao lado. Coloque os tomates e o queijo por cima, regue com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva a seguir.

Foto: Ricardo Toscani