Tapioca piadina
A piadina de tapioca é perfeita para substituir o pão num almoço leve de meio de semana. O polvilho, hidratado com suco de rúcula feito na hora, garante uma surpreendente tapioca verde.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 2½ xícaras (chá) de polvilho doce (250 g)
- 1 maço de rúcula lavado
- 2 xícaras (chá) de água
- ½ xícara (chá) de muçarela ralada
- 2 tomates cortados em gomos
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Numa tábua corte grosseiramente as folhas de metade do maço de rúcula e transfira para o copo do liquidificador. Junte a água e bata até formar um suco verde-escuro. Passe por uma peneira e meça ¾ de xícara (chá). Reserve.
- Prepare a massa de tapioca: numa tigela coloque o polvilho doce e regue, aos poucos, com o suco de rúcula. Com a ponta dos dedos, quebre as cubos de polvilho que se formam (a textura final deve ser a de uma farinha úmida, mas solta). Se precisar, passe a tapioca por uma peneira depois de hidratada, assim fica mais fácil de quebrar as cubos formadas. Tempere com sal.
- Leve uma frigideira média antiaderente ao fogo alto. Para saber se ela está quente o suficiente, salpique um pouco da massa: ela deve pular depois de alguns segundos. Meça ½ xícara (chá) da tapioca hidratada, coloque no centro da frigideira e espalhe com uma espatula até cobrir o fundo. Depois de 2 minutos, vire a tapioca e aqueça por mais 1 minuto.
- Transfira a tapioca para um prato bonito e arrume as folhas de rúcula ao lado. Coloque os tomates e o queijo por cima, regue com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva a seguir.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- Até 4 porções