Petisco cheio de charme

Petisco cheio de charme
Compartilhe

Por Pitadas - 15 de agosto de 2013


Vamos falar a verdade: a não ser que você não coma carne, uma linguicinha na brasa para começar a refeição é irresistível. Você acha que é coisa de churrasqueiro? Pode ser. Mas essa linguiça de cordeiro com molho de iogurte e hortelã da foto começa muito bem um jantar entre amigos. Para dar aquele ar de sofisticação caseira que a gente adora, o truque é levar as rodelinhas à mesa na frigideira de ferro. E o limão siciliano cortado ao meio e grelhado funciona como um broche, lindo!

Só que, aqui no Pitadas, a gente acha que estilo sem sabor não vale nada! Por isso, desvendamos alguns segredinhos para o sucesso desta preparação.

1. Antes de fritar, escalde a linguiça em água fervente por cerca de 4 minutos. Isso faz com que ela cozinhe somente até o ponto de ficar firme (sem cozinhar completamente), o que facilita na hora de fatiar. Ah, detalhe importante: depois de retirá-la, escorra bem a água — lembre-se de que você vai fritar as fatias em óleo quente, e óleo não combina com água!

2. Depois de escaldadas, é hora de fatiar. Mais uma pitadinha: em vez de cortar em 90 graus, experimente fazer um ângulo diagonal, formando rodelas mais finas e compridas.

3. Para dourar as fatias, o ideal é usar uma boa frigideira, de preferência de aço inox ou ferro fundido, como é o caso da peça da foto acima. Frigideiras finas, como costumam ser os modelos de alumínio e revestimento em teflon, podem queimar a comida mais facilmente.

Confira aqui a receita da linguiça de cordeiro.

Foto: Rômulo Fialdini para a seção Panelinha na revista LOLA