Panzanella: tem pão na salada!

Panzanella: tem pão na salada!
Compartilhe

Por Pitadas - 27 de outubro de 2015


Desde quando um pão amanhecido vale ouro? Desde que os italianos inventaram a panzanella, salada fresquíssima, feita com tomate, pepino, cebola, manjericão e… Pão de ontem, que absorve com eficiência, profissionalismo e responsabilidade o molho de hoje.

Taí um preparo supersimples – tem tudo a ver com reaproveitamento! –, mas que pode ganhar ares (o-oh!) gourmet. Se você optar pela receita mais básica, vai misturar hortaliças com pão, molho de azeite e vinagre e pronto. Mas se quiser dar um up no preparo, pode optar por um pão feito com levain (fermentação natural), incluir anchovas, muçarela de búfala, e por aí vai.

A regra inquebrável é a de que: tem que ter pão. E tem que ser amanhecido. Se você não é um padeiro doméstico, nem um voraz consumidor de pães artesanais, vai de baguete mesmo, ou de algum pão tipo casca-grossa. Integral? Pode também. O negócio é compreender a textura do preparo: algo entre o crocante e o macio. Por isso – pitada! – os pedaços de pão não podem ser muito pequenos, nem grosseiramente grandes.

Vai levar na marmita? Tem pitada: você pode dar uma grelhada (frigideira quente + azeite) no pão pra que ele não vire aquela papa. Até a hora do almoço, vai ficar perfeito! A melhor versão "para viagem" é esta panzanella integral (foto), toda chegada num chiquê – pode até servir em dia de convidados exigentes. Já no dia a dia, esta receita de salada de pão italiano básica tira o almoço da rotina.

Veja o post anterior da semana Pão é tão bão

Foto: Gilberto Oliveira Jr.