#NatalPanelinha: biscoito amanteigado de presente

#NatalPanelinha: biscoito amanteigado de presente
Compartilhe

Por Pitadas - 13 de novembro de 2015


A gente é fã de comidinha que vira presente. Por que será, né? Mas, olha bem se a gente não tem razão: é simpático, é mais barato que muita opção por aí e envolve alto teor de carinho. Quem recebe sente o afeto que se encerra no peito de quem preparou o mimo, não sente?

É por isso que no #NatalPanelinha tem dica de preparos que fazem ótimos presentes – começou com o bolo de cenoura com cobertura de cream cheese, e vai além. O de hoje é um negócio de bom! Receita nova no site, o biscoito amanteigado é delicado, derrete na boca e faz a gente pedir bis atrás de bis.

Clique para ver a receita do biscoito amanteigado

O jeito mais tradicional de assar os biscoitos amanteigados é abrindo a massa e cortando em discos (tem que ser fino senão fica cru por dentro). Mas se puder personalizar, melhor! Assim ele fica com menos cara de industrializado.

Um método eficiente é gravar uma textura usando um vidro com algum relevo interessante. Pode ser um copo, um potinho, um vaso… A pitada que é pulo do gato: o “carimbo” deve ser profundo, do contrário o desenho desaparece quando o biscoito é assado. Por isso o ideal é fazer a gravação na massa esticada e só depois cortar.

Outro formato superdelicado é o de botão. Antes de levar a assadeira ao forno, marque cada disquinho com um copo levemente menor (para criar a bordinha do botão) e faça dois furos, sempre do mesmo tamanho e distância, no meio – use um canudo. Depois de assados e frios, empilhe os biscoitos passando um barbante pelos furos de um lado, e depois os do outro lado. Arremate com um laço. E cuidado para não quebrar os biscoitos no processo!

Quer uma terceira ideia, mais rápida? Crie uma textura usando a ponta da faca. Que tal um xadrez? Você pode embalar seu presentinho em celofane, papel-manteiga ou de seda. Outra opção é usar uma lata ou uma caixa. É sucesso garantido!

Mas, antes de tudo isso, tem pitada para a preparação: um dos passos da receita manda deixar a massa descansando um tempo na geladeira. Geralmente a gente faz uma bola de massa, cobre com filme e pronto. Faça diferente com este preparo: estique a massa até formar um retângulo não muito grosso, nem muito fino, e leve à geladeira. Na hora de abrir a massa, vai ficar bem mais fácil!

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani