Molho fresco

Molho fresco
Compartilhe

Por Pitadas - 19 de agosto de 2013


As preparações cotidianas costumam ser as que geram mas dúvidas. E há uma lógica por trás disso: são receitas feitas por mais pessoas e mais vezes — é claro que vão surgir mais questões! Elas são, também, as receitas com mais possibilidades. E, verdade seja dita, não existe o jeito certo ou errado de preparar, por exemplo, um molho de tomate. São inúmeras as receitas.

Você pode usar tomate fresco ou enlatado. Isto é, desde que o fresco esteja bem maduro. A vantagem do tomate da lata é que já vem pelado – um trabalho a menos. O molho pode ser de longo ou longuíssimo cozimento, para produzir uma preparação bem encorpada e tradicional. Mas há quem goste de uma versão ligeira, uma mistura de tomate picado e tomate-cereja em metades, todos passados rapidamente pela frigideira com azeite e alho. Muita gente gosta de por uma pitadela de açúcar no molho. Outros não abrem mão do manjericão fresco.

Aqui no Pitadas, gostamos de molho de tomate de vários jeitos. Mas a receita de hoje tem uma pitada especial. Para dar mais frescor ao molho feito com tomate pelado enlatado, além de perfumar o azeite com ervas aromáticas, incluímos na preparação uma dose generosa de salsão.

Molho de tomate perfumado
Faz 8 porções
Tempo de preparo: 1h45

Ingredientes

2 latas de tomate pelado
15 folhas de manjericão
1 ramo de orégano fresco
1 ramo de alecrim fresco
1 folha de louro
1 talo de salsão sem folha
1 cebola
6 dentes de alho
6 colheres (sopa) de azeite
5 xícaras (chá) de água

sal e pimanta-do-reino moída na hora a gosto Modo de preparo

1. Lave e seque as ervas e o salsão. Descasque e pique fino a cebola, os dentes de alho e o salsão — se preferir, passe no ralador.

2. Leve ao fogo baixo uma panela média com o azeite e junte o orégano, o alecrim, o louro e 10 folhas de manjericão (as ervas devem estar bem secas, caso contrário o azeite vai espirrar). Controle a temperatura, mantendo o fogo bem baixo para não queimar as folhas. O objetivo aqui é que elas perfumem o azeite. Depois de 5 minutos, junte a cebola e mexa até ficar transparente.

3. Enquanto isso, leve ao fogo médio uma panela com a água. Quando ferver, desligue.

4. Aumente o fogo da panela com o azeite para médio e refogue o salsão por 3 minutos. Junte o alho e misture por 1 minuto. Por último, adicione os tomates (e o líquido da lata) e pressione com uma espátula contra o fundo da panela até partir em pedaços. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

5. Quando o tomate começar a ferver, abaixe o fogo novamente e junte 2 xícaras (chá) da água aquecida. Misture bem e deixe cozinhar por 1h30, com a panela tampada, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar o mais baixo o possível, caso contrário, o molho vai grudar no fundo da panela. A medida que for secando, vá adicionando água quente. No total você vai usar as 6 xícaras (chá).

6. Verifique os temperos e, se necessário, tempere com mais sal e pimenta-do-reino. Por último, junte as folhas de manjericão restantes, rasgando com as mãos. Sirva com a massa que preferir.

Foto: Charles Naseh.