Maceradas
Por Pitadas - 03 de julho de 2013
Há ingredientes que são um pouco injustiçados na cozinha. É o caso da ameixa seca. Ou ela chega à mesa decorando o manjar — ou é tratada como medicamento de quem tem intestino preso. (E funciona mesmo comer ameixa no café da manhã!) Acontece que ameixas são ótimas para dar um toque agridoce a pratos salgados, como ensopados de carne variadas. Seja para o lado da culinária francesa, como o clássico lombo de porco com ameixas, ou em tagines marroquinas, de frango ou de cordeiro.
A Pitada de hoje é para deixar as ameixas suculenta — e multiuso. Dá para usar em pratos salgados e doces, como nesse arroz doce da foto. O segredo é hidrata-las com vinho do Porto. Simples assim. Ficam elegantes e saborosas. E dá até para passar no pão, no café da manhã.
Veja aqui a receita do arroz doce tradicional e, a seguir, o preparo das ameixas maceradas do vinho do Porto. A combinação de sabores ficou elegantérrima.
Ameixas maceradas no vinho do Porto
Serve: 6 porções
Tempo de Preparo: mínimo 48 h para macerar + 10 minutos preparo
Ingredientes
200 g de ameixas secas sem caroço
1 rama de canela (opcional)
1 xícara (chá) de vinho do Porto
Modo de Preparo
1. Numa panela, aqueça o vinho do Porto, sem ferver, caso queira deixar a preparação alcoólica. Caso contrário, deixe ferver uns minutos para o álcool evaporar.
2. Numa tigela, junte as ameixas e regue com o vinho do Porto aquecido. Deixe macerar por pelo menos 48 horas, e sirva sobre o arroz doce.
Foto: Gilberto Oliveira Jr.