Macaron: a receita

Por Pitadas - 21 de outubro de 2013
Foi só falar em macaron, no post que abre a Semana da Moda no Pitadas, que a gente logo lembrou da receita desse clássico da confeitaria francesa (que nunca sai de moda!). Para criar a mesa pink-macaron do post linkado acima, a gente se inspirou no sabor framboesa, que é rosa-choque.
Os de morango, rosas e frutas vermelhas também podem ser dessa cor. É que existem diversos tons, já que cada um representa um sabor. O sabor, vale dizer, vem do recheio. Os mais conhecidos são os de chocolate, baunilha, água de rosas, pistache…
Se no formato e na receita do docinho ninguém mexe, na hora de criar sabores, o negócio é justamente inventar moda: já existe de maracujá, violeta e até cupuaçu. Na tradicional Ladurée, uma das novidades é o de pimenta rosa, que tem recheio rosa pálido entre biscoitos de cor cinza.
Fazer o doce em casa é possível. Por ser extremamente delicado, requer paciência e habilidade – para quem gosta de açúcar e desafios, isso é razão bastante para entrar na cozinha munido de amêndoas e ovos, em sintonia fina com as melhores vibrações da confeitaria francesa e com duas horas do dia reservadas para o momento pâtisserie.
A regra é clara: um bom macaron é crocante por fora, como um suspiro, e deve ter recheio de ganache que dê gosto, mas não atropele o sabor da farinha de amêndoas com que é feito o biscoito. Outra regra é juntar metades idênticas. Uma Pitada para ajudar a igualar os tamanhos é desenhar círculos no papel-manteiga antes de pingar a massa com um saco de confeiteiro.
Isso tudo dito, é hora de ler a receita de macaron do Panelinha.