Preaqueça o forno a 160ºC (temperatura baixa). Forre 4 assadeiras grandes com papel-manteiga.
No processador de alimentos, bata as amêndoas até obter uma farinha fina.
Passe o pó de amêndoas por uma peneira. Transfira para uma tigela e junte 1 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro.
Adicione as 2 claras e misture bem. Reserve.
Em uma panela, junte o açúcar de confeiteiro restante e 1/3 de xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até atingir o ponto de bala mole. (Pegue um pouco da calda com uma colher e despeje num copo com água fria. Com dois dedos, tente pegar a mistura. Se conseguir, desligue o fogo, pois este é o ponto). Se você possui um termômetro culinário, quando chegar a 121ºC, desligue.
Coloque as 3 claras na batedeira. Junte o cremor tártaro (opcional) e bata até o ponto de neve.
Com a batedeira ligada, despeje a calda sobre as claras em neve e continue batendo até que fique um merengue firme.
Junte a metade do merengue à mistura de amêndoas, mexendo delicadamente. Adicione a outra metade e misture apenas para incorporar.
Se quiser macarons coloridos, adicione aos poucos gotas do corante desejado à massa e misture bem, observando o resultado. (Para fazer os macarons verdes, misture gostas de corante amarelo e azul.)
Transfira a preparação para um saco de confeitar.
Nas assadeiras forradas com papel-manteiga, modele pequenos círculos de cerca de 3 cm, deixando espaço entre eles, pois irão crescer ao assar. Deixe descansar por 30 a 40 minutos à temperatura ambiente, até que se forme uma crosta na superfície.
Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 15 minutos. Faz cerca de 110 suspiros.
Para o recheio e montagem
Ingredientes
½ xícara (chá) de açúcar
20 ml de água
1 clara de ovo
1½ colher (sopa) de açúcar (para a clara)
100 g de manteiga gelada cortada em cubos
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de mel
Modo de preparo
Em uma panela, junte a 1/2 xícara (chá) de açúcar e os 20 ml de água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até atingir o ponto de bala mole. (Pegue um pouco da calda com uma colher e despeje num copo com água fria. Com dois dedos, tente pegar a mistura. Se conseguir, desligue o fogo, pois este é o ponto). Se você possui um termômetro culinário, quando chegar a 121ºC, desligue.
Numa batedeira, bata a clara até o ponto neve. Acrescente a 1 1/2 colher (sopa) de açúcar e continue batendo.
Acrescente a calda à clara e continue batendo.
Troque o acessório tradicional da batedeira pela pá. Incorpore a manteiga gelada cortada em cubinhos e bata até obter um creme homogêneo. Se preferir, misture bem com uma espátula. Adicione a essência de baunilha, o mel e a água de flor de laranjeira.
Se quiser, você também pode adicionar um pouco de geléia ao recheio. Nós colocamos um pouco de geléia de amora para os macarons cor-de-rosa.
Com uma colher de chá, espalhe um pouco de recheio na parte de baixo um dos "suspiros". Coloque outro sobre o creminho e o macaron está pronto!