Legumes: um disfarce perfeito
Por Pitadas - 30 de setembro de 2013
Fazer uma criança comer uma garfada que seja de um leguminho só… Ah, mas pode dar um trabalho! Quem tem filho sabe disso muito bem.
A Pitada do dia é para quem lida com essa questão. Sabia que existe um jeito eficiente de ajudar os pequenos a se acostumarem com o gosto e a textura de alguns alimentos? Tente a técnica do disfarce. Você serve um prato que seja sucesso de crítica em casa, como o macarrão, e "esconde" nele os nutritivos legumes.
Comece escolhendo uma massa com formato divertido, tipo gravatinha, rodinha e parafuso. Aí no molho você inclui legumes como cenoura, abóbora ou abobrinha, cortados em cubinhos.
Se nem assim funcionar, o jeito é apelar para o molho de tomate com legumes batidos no liquidificador - dá até pra fazer um purê de cenoura ou de couve-flor e misturar com esse molho.
Tudo de que você precisa agora é um prato estampado, colorido. Ele vai ajudar a distrair a atenção do alimento, que fica tão evidenciado no prato branco. Vale também tentar cocottes, ramequins e potinhos coloridos, que deixam tudo com cara de brincadeira.
Olha aqui nossa lista de receitas de macarrão que são excelentes para o "disfarce". O da foto é o Macarrão de forno com abóbora, que vai ficar atraente em uma mesa de décor divertido.
Este fusili com berinjela, pimentão e ricota deixa a ricota aparente, e um queijinho é sempre uma boa isca para as crianças.
A gravatinha com peito de peru e ervilhas frescas pode ser servida no copinho e tem cara de comidinha de boneca.
O macarrão caprese, feito com massa tipo rodinha, pode ser servido quente ou frio, como se fosse salada – prático!
Foto: Gilberto Oliveira Jr
Serviço: Na Camicado você encontra kits com ramequins coloridos por R$ 49.