Frijoles à brasileira

Por Pitadas - 07 de fevereiro de 2014
A semana é do feijão, a temática é toda brasileira, mas a receita deste post é de… Frijoles. Não tem nada de errado, senhor leitor. É que na versão do Pitadas o prato mexicano ganha imperdível versão tupiniquim.
No lugar dos feijões vermelhos, usamos o grão preto e, em vez de acompanhamento, preferimos servir como petisco ou entradinha. Mais: em vez de tortilla de milho ou nachos, vão torradas de pão francês fatiadas bem fino. Só mais uma adaptação: para arrematar, um molho vinagrete feito com tomate e cebola em cubinhos.
Veja também: O feijão preto de todo dia ganha tempero baiano. Adicionamos leite de coco – e não é que ficou delicioso?
Pitada de praticidade: esta receita pode ser preparada com o feijão que sobrou do almoço, com aquele que está congelado no freezer (sem tempero) ou mesmo, num dia de pressa, com as versões já prontas, das quais a gente falou aqui no blog.
Frijoles refritos
Serve 6 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes
2 xícaras (chá) de feijão preto cozido sem caldo
1 xícara (chá) de água fervente
½ cebola picada fino
1 dente de alho picado fino
¼ de xícara (chá) de bacon em cubinhos
1 colher (sopa) de cominho em pó
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
folhas de coentro a gosto
Modo de preparo
1. Leve ao fogo médio uma panela com azeite. Quando aquecer, acrescente o bacon em cubinhos e frite até dourar. Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Adicione o alho e mexa até perfumar.
2. Junte à panela o feijão, tempere com cominho, sal e pimenta-do-reino e refogue por 3 minutos. Desligue o fogo e, com um garfo, amasse os grãos até formar uma pasta rústica (se preferir, use um mixer ou transfira o refogado para o processador de alimentos).
3. Volte a panela ao fogo baixo e, aos poucos, junte a água fervente até virar uma pasta cremosa, mexendo sempre.Verifique os temperos e, se necessário, tempere com mais sal e pimenta-do-reino.
4. Quando estiver homogêneo desligue o fogo, transfira para uma tigelinha e deixe esfriar em temperatura ambiente. Antes de servir, regue com um fio de azeite e salpique folhas de coentro.
Foto: Ricardo Toscani