O prato mexicano ganha uma versão tupiniquim: no lugar dos feijões vermelhos, use o grão preto. Fica delicioso como petisco, é só preparar algumas torradinhas de pão francês para acompanhar.
Leve ao fogo médio uma panela com azeite. Quando aquecer, acrescente o bacon em cubinhos e frite até dourar. Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Adicione o alho e mexa até perfumar.
Junte à panela o feijão, tempere com cominho, sal e pimenta-do-reino e refogue por 3 minutos. Desligue o fogo e, com um garfo, amasse os grãos até formar uma pasta rústica (se preferir, use um mixer ou transfira o refogado para o processador de alimentos).
Volte a panela ao fogo baixo e, aos poucos, junte a água fervente até virar uma pasta cremosa, mexendo sempre.Verifique os temperos e, se necessário, tempere com mais sal e pimenta-do-reino.
Quando estiver homogêneo desligue o fogo, transfira para uma tigela e deixe esfriar em temperatura ambiente. Antes de servir, regue com um fio de azeite e salpique folhas de coentro.