Festinha tem que ter gelo. E pão!

Festinha tem que ter gelo. E pão!
Compartilhe

Por Pitadas - 30 de outubro de 2015


Com que pão você vai receber os amigos hoje? Tem pitada pra todos os gostos!

É claro que dá pra comprar uma baguete na padaria e encerrar o assunto. Mas, mesmo para esse caso... Tem pitada! Invista em duas receitas espanholas que são um sucesso! O pan con jamón – pão com presunto – e o pan con tomate são saborosos, perfumados e fáceis de fazer. O negócio é não pular o passo de passar o alho no pão ainda quente. Que perfume! Uma cervejinha gelada ou um vinho na temperatura ideal e, agora sim, o assunto está encerrado.

Vai ter pastinhas e afins? O chapati, que você vê na foto, é ideal. O pão ázimo indiano, receita antiquíssima, leva farinha integral, não leva fermento e é “assado” na frigideira. Como ele é pequeno e fino, e leve, faz uma conchinha perfeita para pegar as pastas – é assim mesmo que eles comem na Índia, fazendo o pão de talher.

O naan também é indiano, mas tem uma pegada mais pão fofo: leva farinha branca, iogurte, fermento biológico e manteiga. Se vai bem com pastinha? Ô, se vai! Tanto o chapati quanto o naan podem ser feitos com dois ou três dias de antecedência, basta conservar em um saquinho plástico bem fechado (mas só depois de assados e já frios).

O pão sírio também é nota dez para pegar as pastinhas. Corte cada um em 6 fatias (feito pizza), tempere com azeite e zátar (tempero árabe) e dê aquela esquentadinha no forno. Eles saem crocantes, saborosos. Nem precisa de patê! Mas se quiser mergulhar na coalhada seca, fica uma delícia!

Falando em temperar torradinhas, essa ideia vale para qualquer tipo de pão: misture manteiga em temperatura ambiente com alho amassado, uma pitada de sal e orégano. Espalhe nas fatias antes de levar ao forno – elas vão ficar superperfumadas.

Quer um pão maior, pra deixar na mesa? A focaccia de alecrim, pra servir com tapenade, é a melhor pedida.

E aí, esse happy hour vai ser bom ou o quê?

Foto: Gilberto de Oliveira Jr.