Festa do amendoim: farofinha doce
Por Pitadas - 15 de junho de 2016
Um dos melhores papéis do amendoim é o de paçoca doce. Ô, coisa boa, dotô! A gente desenvolveu uma receita em que a paçoca tem consistência de farofa, soltinha, perfeita para servir com a guloseima do dia: vai com sorvete, na salada de fruta, em cima do bolo cremoso de chocolate, na banana com mel e aveia, nas fatias de pera e maçã cozida com especiarias, e também com a calda de morango. Ou, simplesmente, para comer de colher!
Amendoim do dia
A receita leva amendoim e açúcar, sem dúvida. Mas também vai farinha de mandioca, que é para ficar soltinha, e – pitada! – uma pitada de sal. O sal faz toda a diferença no sabor final do preparo. Mas a vantagem de preparar tudo em casa é poder justamente controlar a quantidade de sal e açúcar.
Receita inédita: Paçoca de colher
Esta não é uma paçoca moldável. É por isso que, outra pitada: tem que misturar o amendoim no liquidificador em etapas, como manda a receita. Se você bater tudo de uma vez, pode extrair muito óleo dele, e o resultado vai se aproximar mais de uma pastinha do que de uma farofa. Mas isso também pode ser uma pitada: se quiser uma consistência mais pastosa, bata mais o amendoim.
Fotos: Editora Panelinha / Ricardo Toscani