Ervas: um salve para a sálvia

Ervas: um salve para a sálvia
Compartilhe

Por Pitadas - 15 de janeiro de 2014


Existem, com certeza elas existem: pessoas que têm um cotidiano sem rotina e recheado de coisas boas para fazer e experienciar durante o dia. Mas isso é tão incomum que a gente nem chega a conhecer direito essa gente, por assim dizer, sortuda. No dia a dia, a vida segue um curso mais ou menos pré-estabelecido, e inclusive as refeições caseiras se repetem: o mesmo jeito de fazer, a mesma marca, os mesmos temperos.

O que há de errado nisso? Nada. Mas às vezes uma pitada de algo diferente é capaz de mudar o gosto do dia todo. As ervas têm esse poder de retemperar a comida (e se você não achar poético demais, a gente arrisca dizer que muda um pouco a vida também).

Quanto você usa de sálvia nos seus preparos? E por que não usar mais vezes? Essa folhinha comprida de sabor refrescante tem sua expressão maior no clássico saltimbocca alla romana, o escalope de vitela com uma fatia de presunto cru e, indispensável nessa receita italiana, sálvia.

Leia também: como usar o tomilho

Sabe a manteiga composta? Por que você não troca a salsinha por sálvia? Olha a receita aqui. Como ela combina superbem com manteiga, fica ótima em risotos. Outras combinações pra lá de possíveis são com carne de porco, frango, pato, massas e para marinadas. Melhor saber: use a sálvia fresca, porque quando seca ela perde seu sabor característico. É uma folha que escurece muito fácil, então melhor picar mais perto de colocar no preparo.

Foto: Ricardo Toscani