Ervas frescas: Coentro
Por Pitadas - 10 de março de 2015
E na Bahia? Cheiro-verde é feito só com coentro e cebolinha, sem a salsinha. Por isso, baianos, contamos com a ajuda de vocês nesta hora. Acreditam que o coentro, coitado, é rejeitado por muita gente? Tsc, tsc, tsc … Hortaliça saborosa e injustiçada!
A verdade é que o coentro é uma das ervas frescas mais tradicionais e usada na culinária do mundo inteiro. Ele é encontrado na cozinha árabe, indiana, tailandesa, chinesa e na brasileira, em especial nas regiões norte e nordeste do país. Na Europa, acredite se quiser, o sabor chega a ser comparado ao de sabão - shiu! Que os mexicanos não nos ouçam!
Coentro é bom sempre fresco. Ele pode ser usado em saladas, pastinhas, na finalização de pratos e até na caipirinha. Duvida? Experiente só misturar com mexerica, açúcar e cachaça. O resultado é um drinque surpreendente. Na cozinha mexicana ele está presente na maioria dos pratos tradicionais - oi, guacamole! -, e ai da baiana se faltar coentro na moqueca!
Não gosta de coentro? Tapa o nariz!
Em 2010, o neurocientista americano Charles J. Wysocki, da Monell Chemical Senses Center da Philadelphia, quis dar um basta no bafafá.
E olha só que descoberta interessante ele fez: o que incomoda quem detesta coentro é o cheiro, e não o sabor. Experimente mastigar a folha do coentro tapando o nariz. Você não sentirá nada. Mas se durante uma mastigada e outra você destapar… Não nos responsabilizamos pela surpresa!
Fotos: Editora Panelinha